A Volvo Trucks apresentou seu novo modelo elétrico para transporte de longa distância, o Volvo FH Aero Electric, que terá autonomia de até 600 quilômetros e carregamento rápido. A fabricante começará a receber encomendas do caminhão no segundo trimestre de 2026. No entanto, a empresa já abriu espaço para que interessados assinem uma carta de intenção de compra.
- VEJA MAIS:
- Teste da Iveco com caminhão semiautônomo confirma segurança e economia
- Actros "Estrela Delas" estreia na frota da Ever Express com foco nas motoristas
- Há poucos caminhões a gás à venda, mas combustível é abundante
Com a novidade, a Volvo quer avançar em um dos segmentos mais difíceis de eletrificar: o transporte rodoviário de longa distância. A despeito dos desafios, o novo caminhão elétrico reúne atributos considerados fundamentais para tornar a operação viável, como alta capacidade de carga útil e compatibilidade com o padrão MCS (Sistema de Carregamento de Megawatts).
De acordo com a Volvo, o carregamento entre 20% e 80% leva cerca de 40 minutos. Ainda segundo a montadora, isso permite que o motorista recarregue as baterias durante a pausa obrigatória prevista na legislação europeia, sem comprometer a produtividade da viagem.
Caminhão elétrico para longas distâncias
O novo caminhão elétrico da Volvo conta com eixo elétrico, o chamado e-axle, que libera mais espaço no chassi e viabiliza o uso de até oito baterias a bordo. Assim, o veículo pode atingir capacidade instalada de 780 kWh. O modelo comporta até 48 toneladas de carga e pode operar com desempenho semelhante ao de um caminhão a diesel, conforme anunciado pelo fabricante.
A Volvo aponta que a eletrificação do transporte de longa distância pode gerar grande impacto na redução de CO2 na atmosfera, já que o segmento representa uma fatia relevante das emissões do setor. A expectativa da fabricante é que a solução seja escolhida por empresas de transporte que buscam cumprir metas ambientais sem abrir mão da eficiência.

O modelo elétrico também estará disponível com cabine padrão e integrará a linha Aero, apresentada no fim de 2023. Dessa forma, a série traz melhorias aerodinâmicas para aumentar a eficiência energética, tanto em versões elétricas quanto a diesel.
Infraestrutura e suporte para eletrificação
A Volvo oferecerá uma solução completa aos clientes interessados na eletrificação de frotas. O pacote inclui desde consultoria para definir rotas viáveis com caminhões elétricos até suporte para carregamento na garagem ou em trajetos regulares. Além disso, a marca também oferece monitoramento do desempenho dos veículos em tempo real.
O novo modelo amplia o portfólio elétrico da Volvo Trucks, que já conta com oito caminhões elétricos a bateria. A empresa iniciou a produção em série em 2019 e já entregou mais de 5 mil unidades a clientes em 50 países.