Notícias

Volvo lança caminhão elétrico com 600 km de autonomia e recarga em 40 minutos

Novo caminhão elétrico da Volvo promete ampliar a viabilidade do transporte de longa distância sem emissões

Thiago Vinholes

26 de mai, 2025 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Volvo, Volvo FH Aero Electric, caminhão elétrico,
Novo Volvo FH Aero Electric tem autonomia de até 600 quilômetros
Crédito:Volvo/Divulgação

A Volvo Trucks apresentou seu novo modelo elétrico para transporte de longa distância, o Volvo FH Aero Electric, que terá autonomia de até 600 quilômetros e carregamento rápido. A fabricante começará a receber encomendas do caminhão no segundo trimestre de 2026. No entanto, a empresa já abriu espaço para que interessados assinem uma carta de intenção de compra.

Com a novidade, a Volvo quer avançar em um dos segmentos mais difíceis de eletrificar: o transporte rodoviário de longa distância. A despeito dos desafios, o novo caminhão elétrico reúne atributos considerados fundamentais para tornar a operação viável, como alta capacidade de carga útil e compatibilidade com o padrão MCS (Sistema de Carregamento de Megawatts).

De acordo com a Volvo, o carregamento entre 20% e 80% leva cerca de 40 minutos. Ainda segundo a montadora, isso permite que o motorista recarregue as baterias durante a pausa obrigatória prevista na legislação europeia, sem comprometer a produtividade da viagem.

Caminhão elétrico para longas distâncias

O novo caminhão elétrico da Volvo conta com eixo elétrico, o chamado e-axle, que libera mais espaço no chassi e viabiliza o uso de até oito baterias a bordo. Assim, o veículo pode atingir capacidade instalada de 780 kWh. O modelo comporta até 48 toneladas de carga e pode operar com desempenho semelhante ao de um caminhão a diesel, conforme anunciado pelo fabricante.

A Volvo aponta que a eletrificação do transporte de longa distância pode gerar grande impacto na redução de CO2 na atmosfera, já que o segmento representa uma fatia relevante das emissões do setor. A expectativa da fabricante é que a solução seja escolhida por empresas de transporte que buscam cumprir metas ambientais sem abrir mão da eficiência.


Volvo, Volvo FH Aero Electric, caminhão elétrico,
Carregamento das baterias entre 20% e 80% leva cerca de 40 minutos - Volvo/Divulgação

O modelo elétrico também estará disponível com cabine padrão e integrará a linha Aero, apresentada no fim de 2023. Dessa forma, a série traz melhorias aerodinâmicas para aumentar a eficiência energética, tanto em versões elétricas quanto a diesel.

Infraestrutura e suporte para eletrificação

A Volvo oferecerá uma solução completa aos clientes interessados na eletrificação de frotas. O pacote inclui desde consultoria para definir rotas viáveis com caminhões elétricos até suporte para carregamento na garagem ou em trajetos regulares. Além disso, a marca também oferece monitoramento do desempenho dos veículos em tempo real.

O novo modelo amplia o portfólio elétrico da Volvo Trucks, que já conta com oito caminhões elétricos a bateria. A empresa iniciou a produção em série em 2019 e já entregou mais de 5 mil unidades a clientes em 50 países.

Siga o Estradão no Instagram!


Deixe sua opinião