O caminhão mais veloz da Volvo, o Iron Knight ou "Cavaleiro de Ferro", em português, foi desenvolvido pela marca em 2016. E até hoje o modelo se mantém dono de dois recordes mundiais de velocidade. Pode parecer um contrassenso, mas a Volvo, que mantém o foco na segurança, desenvolveu um caminhão de velocidade.
Pois com o Iron Knight, a fabricante sueca mostra todo o desenvolvimento tecnológico da engenharia. Além da capacidade criativa. Em outras palavras, o que o motor Volvo D 13, de 13 litros, o mesmo do FH pode fazer. Nesse sentido, vale lembrar que o FH lidera as vendas entre os pesados no País.
LEIA MAIS
Conheça o trailer futurista da Airstream feito com a Porsche que cabe na garagem
Iveco S-Way tem toda a produção de 2023 esgotada no Brasil
Maior caminhão blindado da Prosegur é à prova de balas e requer cuidado
Publicidade
O D13 com seis cilindros em linha desenvolve potência de 2.400 cv e torque de 612 mkgf. Do mesmo modo, assim como o FH comercial, o motor trabalha com a caixa automatizada I-Shift de 12 marchas, que conta com sistema de dupla embreagem. Assim, permite manter o torque alto nas trocas de marcha. Além disso, o disco de embreagem recebeu reforços com materiais especiais para suportar o torque colossal do Iron Knight.
Dessa forma, o Cavaleiro de Ferro percorre a distância de 0 a 1.000 metros em apenas 21,142 segundos, e alcança 170,277 km/h. Ademais, na mesma prova, também bateu o recorde mundial dos 0 a 500 metros, atingidos em 13,673 segundos e a uma velocidade de 131,646 km/h (ida e volta). Por fim, a máxima do caminhão chega a incríveis 276 km/h. Os recordes foram homologados pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo).
Sua base mecânica também é do FH
Do mesmo modo, o eixo traseiro do Iron Knight, feito pela Meritor, foi desenvolvido especialmente para o Iron Knight. Por isso, conta com espessura de 6 mm. Para se ter ideia, no caminhão convencional, como o FH, a parede do eixo tem espessuras de 12 mm porque precisa suportar peso da carga. Entretanto, no Cavaleiro de Ferro, o eixo mais leve foi um diferencial para conquistar os recordes. Ele pesa 4,5 t e tem relação peso/potência de 1,9 kg/cv. Já o FH comum pesa 9 t e tem relação peso/potência de 17 kg/cv.
Todavia, mesmo o motor D13 sendo o convencional, recebeu modificações externas para alcançar desempenho máximo. Ou seja, conta com duas entradas de ar com filtros abertos e quatro turbocompressores. Assim como três intercoolers refrigerados a água. O software que faz a gestão eletrônica foi reprogramado para oferecer alto rendimento.
Chassi parrudo
O chassi, também recebeu reforços. Dessa forma, garante maior rigidez. Além disso, o desenho do chassi recebeu modificações para receber o motor. Enquanto o propulsor de um caminhão convencional fica embaixo da cabine, no Iron Knight ele fica instalado atrás do habitáculo. Ou seja, mais perto do eixo traseiro. Assim, equilibra a distribuição de peso e garante mais tração para o caminhão não patinar nas acelerações.
Os tubos de escape também foram deslocados para trás da cabine, de modo a melhorar a aerodinâmica, além de oferecer um fluxo de ar mais uniforme, com grandes tomadas laterais de ar. Estas captam o ar para os radiadores resfriarem o motor com maior eficiência. Por causa de todas as alterações, o Iron Knight vai de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos.
Os pneus
Os pneus Goodyear foram componentes importantes para a quebra de recorde do Iron Knight. Por isso, contam com desenho e banda de rodagem especiais. A carcaça, porém, é exatamente a mesma que a Goodyear possui no portfólio para veículos comerciais.
O caminhão de velocidade usa no eixo direcional pneus de medida 315/70R22.5. Já no eixo de tração conta com a medida 495/45R22.5. Esses modelos são produzidos com uma subcamada e uma banda de rodagem para as altas temperaturas. Assim como os desenhos e compostos, para suportar grandes velocidades.
Seja como for, o Iron Knight não tem valor comercial. Mas, graças ao seu desenvolvimento, muitas melhorias da nova geração do FH foram inspiradas nesse modelo único.
O Estradão está no Instagram, confira!