Tecnologia

Volvo I-Save: custos com combustível até 7% menores

Pacote de soluções conjugado à uma nova versão do motor de 13 litros da marca promete mais economia sem penalizar o desempenho

Redação

07 de mar, 2019 · 4 minutos de leitura.

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Volvo I-Save promete mais economia de combustível
Crédito:Foto: Volvo Trucks

O conjunto de fatos que reúne o aumento da demanda pelo transporte de carga, a necessidade de o caminhão cobrir distâncias cada vez maiores e o preço crescente do diesel se apresenta como desafiador para o transportador garantir rentabilidade no negócio. Para solucionar a equação, a palavra de ordem é eficiência. A Volvo fez lição de casa ao desenvolver o que chamou de I-Save, um pacote de tecnologias capaz de proporcionar redução de até 7% nos custos com combustível em operações de longas rotas rodoviárias e, fundamental, sem comprometer o desempenho do veículo.

O protagonista na promessa da Volvo é o motor de 13 litros da marca, o D13TC. O maior esforço da engenharia da fabricante sueca se deteve em melhorar a combustão interna. Para isso, o desenho dos pistões no interior da máquina foi retrabalhado para fazer com que a queima de combustível se concentrasse no centro dos cilindros. Depois, o excesso da energia dos gases de escape é então usado para alimentar o motor por meio uma turbina adicional chamada de Turbo Compound.

Com nova solução adotada o motor passou a produzir 30,6 kgfm extra de torque, o que na estrada significa necessidade de menor uso do acelerador para preservar a velocidade de cruzeiro.


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Em conjunto com o aperfeiçoamento do motor, o I-Save ainda reúne inéditos eixos traseiros com relações que colocam foco no baixo consumo de combustível e tecnologia I-See com mapas atualizados, recurso capaz de memorizar a topografia das rotas para posteriormente estabelecer a condução mais eficiente no que diz respeito a aceleração, frenagens e seleção de marchas.

“Adaptamos todos os aspectos do I-Save para atender aos operadores de longa distância, especialmente aqueles que frequentemente dirigem mais de 120.000 quilômetros por ano”, diz Mats Franzén, diretor de powertrain da Volvo Trucks. “Quanto mais tempo eles dirigem, mais podem economizar. É um motor potente que proporciona uma experiência de condução suave e eficiente em termos de combustível”, garante.

O pacote I-Save começará a ser entregue ao mercado europeu a partir da semana que vem para potências de 460 e 500 cv. Diante da intensa necessidade de ofertar produtos globais, também não seria surpresa que a nova solução também desembarque por aqui, afinal, com exceção da nova versão do motor, as tecnologias presentes no conjunto também estão disponíveis no Brasil.


No vídeo abaixo, legendas em português estão disponíveis no botão de configuração:

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