A AD Interior, especializada em customizações de cabines, apresentou uma modificação marcante no Volvo FH16 Aero Globetrotter XXL. O modelo original já se destacava pela cama inferior alargada, de 106,5 cm de largura, algo único no mercado europeu. No entanto, a oficina foi além: retirou a base da cama, a geladeira e os compartimentos tradicionais para redesenhar toda a área de dormir.
Assim, o piso da cabine ganhou amplitude e mobilidade. Embora a parte traseira seja levemente elevada, o motorista agora circula com mais liberdade, aproveitando um espaço útil 25 cm maior que o padrão.
VEJA MAIS:
- Volvo estreia maior ônibus elétrico do mundo no Brasil
- Volkswagen Caminhões e EcoRodovias iniciam testes com B100
- CEO da Marcopolo fala sobre a volta à Europa com o G8 após 16 anos
Do quarto ao lounge

Fotos: AD Interior
O espaço antes ocupado pela cama inferior foi convertido em um verdadeiro “lounge”. A área recebeu dois sofás largos, capazes de acomodar até duas pessoas magras em cada lado, e uma mesa central para refeições ou reuniões rápidas. Além disso, a AD Interior instalou uma geladeira compacta retrátil sob o assento esquerdo e um subwoofer potente sob o direito, reforçando o caráter funcional e moderno da cabine.
Esse redesenho mudou a lógica de descanso. A cama superior passou a ser o local exclusivo para dormir, mantendo o ajuste de altura original da Volvo. Dessa forma, o motorista ganha praticidade sem perder a função de pernoite.
Armazenamento ampliado e soluções práticas
As alterações não se limitaram ao espaço de convivência. Acima da cama, a oficina ampliou os compartimentos de carga, aproveitando cada centímetro da extensão do quarto. Do mesmo modo, os armários sobre o para-brisa foram reposicionados, eliminando o recuo do teto solar padrão e criando novos espaços para bagagens e utensílios.
Além disso, a redistribuição dos volumes compensou a ausência da cama inferior e das malas instaladas originalmente na parte de baixo. O resultado é um equilíbrio entre conforto, lazer e capacidade de armazenagem.

Comparações e tendências
A transformação do Globetrotter XXL segue uma tendência que já apareceu em projetos similares da AD Interior, como no DAF XG+. Nesse caso, a empresa chegou a ampliar o quarto em 33 cm e incluir salas de estar com sofás de canto e mesas compactas.
Todavia, o diferencial do Volvo está no apelo premium. Afinal, trata-se de um FH16 Aero de 780 cv, propriedade da empresa sueca Woodfighter, referência no setor madeireiro. Essa exclusividade faz do projeto uma vitrine do que é possível criar para motoristas que buscam não apenas funcionalidade, mas também qualidade de vida na estrada.
Caminho para o futuro das cabines

As modificações apresentadas pela AD Interior indicam como o design interno dos caminhões pode evoluir. Enquanto fabricantes como DAF e Volvo oferecem cabines XXL de fábrica, nenhuma entrega, oficialmente, um layout tão ousado. No entanto, a demanda por conforto e bem-estar cresce entre motoristas profissionais, sobretudo em mercados ricos, como a Escandinávia.
Portanto, soluções como a criação de lounges rodoviários podem inspirar futuras gerações de cabines. Além disso, reforçam o potencial de customização de veículos já consagrados, elevando o padrão de conforto no transporte de longa distância.