Em 2016, a Volvo impressionou o mundo ao mostrar seu FH16 puxando 750 toneladas. Porém, no ano passado a marca apresentou o seu brutão renovado. Ou seja, com motor de 17,3 litros, 780 cv e 387 mkgf de torque. Portanto, com 30 cv extras o extrapesado está ainda mais preparado para superar limites.
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O filme que marcou época
Seja como for, naquele ano, a Volvo Trucks lançou o filme “Volvo Trucks vs 750 Toneladas”, gravado no porto de Gotemburgo, na Suécia. Na cena, um FH16 de 750 cv com transmissão I-Shift e marchas super-reduzidas enfrentou o desafio de transportar 750 toneladas em um trem rodoviário de 300 metros de comprimento.
Dessa forma, dentro da cabine estavam o ex-“Homem Mais Forte do Mundo” Magnus Samuelsson, e o jornalista especializado no setor de pesados, Brian Weatherley. A missão parecia impossível: colocar em movimento o caminhão e percorrer 100 metros puxando 40 contêineres carregados sobre 20 reboques.
O resultado surpreendeu. Em outras palavras, com a força da transmissão I-Shift super-reduzida e eixos reforçados, o FH16 conseguiu concluir a prova. Assim, mostrou que um caminhão de série pode enfrentar condições que, até então, sempre exigiam veículos especiais.
A evolução do FH16
Todavia, nove anos depois, o FH16 continua sendo referência no transporte extrapesado. No entanto, a versão atual subiu de patamar. O motor, que antes tinha 16 litros, agora tem 17,3 litros de cilindrada. Além disso, a potência deixou de ser 750 cv para 780 cv e o torque antes de 362 mkgf agora alcança impressionantes 388 mkgf.
Essa evolução dá ao caminhão ainda mais folga para tracionar cargas extremas. Portanto, se em 2016 ele conseguiu mover 750 toneladas, agora a questão é até onde o FH16 pode ir?
Tecnologia que faz diferença
Seja como for, o segredo da façanha de 2016 foi a I-Shift com marchas super-reduzidas, capaz de arrancar com até 325 toneladas de PBTC e rodar em velocidades ultrabaixas, como 0,5 km/h. Essa solução segue disponível nos atuais modelos FH, FM e FMX. Assim, garantindo mais produtividade em operações severas.
Além disso, a nova geração do FH16 não entrega apenas força. O caminhão também traz maior eficiência de consumo, robustez para aplicações como mineração e madeira. Além disso, conta com tecnologias de segurança que mantêm o motorista no centro da operação.
Hora de um novo desafio?
O feito de arrastar 750 toneladas ainda é lembrado como uma das maiores demonstrações de força de um caminhão produzido em série. No entanto, com o aumento da litragem, da potência e do torque, a Volvo poderia repetir o experimento. E quem sabe com uma carga ainda maior.
Enquanto isso não acontece, o FH16 segue como ícone mundial das estradas. E reafirma sua posição como o caminhão mais potente do planeta e provando que inovação, na Volvo, não tem limite.