O Volvo FH é um dos caminhões de maior sucesso no mundo. Recentemente, o modelo completou 30 anos do lançamento e soma mais de 1,4 milhão de unidades vendidas. Assim, é natural que outras marcas queiram replicar os bons resultados do caminhão da empresa de origem sueca. Porém, a chinesa Dayun se inspirou no Volvo FH para fazer uma cópia fiel do seu caminhão.
Trata-se do V9, caminhão que teve a produção em série iniciada no fim de 2022. No visual, o modelo nitidamente remete ao Volvo FH. Nesse sentido, itens como as maçanetas das portas, os retrovisores e para-brisa são bem parecidos com os do caminhão feito também no Brasil.
VEJA TAMBÉM
Os caminhões com desenhos bizarros
Motorhome de caminhão 8x8 para levar mísseis tem preço de R$ 10 milhões
Western Star e Volvo FH transportam estátua de carneiro de 100 toneladas
Publicidade
Por outro lado, a grande frontal tem, digamos, alguma personalidade. Afinal, enquanto a do Volvo FH traz desenho do tipo colmeia, a do caminhão chinês tem barras retas. Além disso, contrasta acabamento preto e cromado. Da mesma forma, o conjunto óptico do V9 remete ao do FH.
Ademais, as luzes de teto são menores frente a equipada na cabine Globetrotter do Volvo FH. Por sua vez, o logotipo é uma grande estrela. Talvez uma tentativa de se igualar a da Mercedes-Benz.
Por dentro, as semelhanças continuam
A bordo do Dayun V9, o painel tem perfil envolvente. Do mesmo modo, o desenho remete ao do Volvo FH. Contudo, a instrumentação é diferente. Além disso, é totalmente digital. Por sua vez, o volante multifuncional e a tela do multimídia em nada se parecem com as peças do FH.
Apesar das semelhanças, a Volvo não mantém nenhum tipo de parceria com a Dayun. Seja como for, o V9 está disponível no mercado chinês, além da Rússia. Segundo a marca, é oferecido com três opções de tração: 4x2, 6x2 e 6x4. Da mesma forma, há suspensão metálica e pneumática.
Conforme a Dayun, o V9 traz tecnologias como start&stop, ar-condicionado, trio elétrico, acionamento automático dos faróis e dos limpadores de para-brisa. Assim como luzes de cabine de LEDs. Além disso, há sistemas ASR e ESP. Frenagem automática de emergência e aviso de colisão frontal também estão no pacote, de acordo com a fabricante.
Por fim, o motor é o Weichai WP12.460E50 de 11,6 litros. Ou seja, o seis-cilindros em linha gera 460 cv de potência e 215 mkgf de torque. Porém, para exportação a Dayun oferece o Cummins Euro 6 de 510 cv. Seja como for, ambos podem vir ligados à transmissão Fast Gear automatizada de 16 velocidades. Aliás, a a caixa seletora fica na mesma posição do sistema I-Shift, do Volvo FH.