O segmento de caminhões pesados, tradicionalmente dominante nas vendas de veículos de carga no Brasil, atravessa um momento de freio puxado. De janeiro a julho de 2025, embora o Volvo FH 540 tenha conquistado a liderança isolada da categoria com 3.056 unidades emplacadas, o mercado como um todo sofre os efeitos da alta dos juros. Do mesmo modo, pelo encarecimento do crédito e do impacto do IOF sobre as operações de financiamento. Os dados são da Fenabrave.
Todavia, com esse volume de vendas, o FH 540 também se tornou o segundo caminhão mais vendido do Brasil no acumulado do ano, ficando atrás apenas do VW Delivery 11.180, do segmento de médios. A liderança reforça a força do modelo da Volvo entre grandes frotistas e operações rodoviárias de longa distância, onde o desempenho, a confiabilidade e o conforto a bordo são decisivos.
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Crédito caro freia vendas de pesados em 2025
Contudo, o avanço do modelo não impediu a retração no setor. A compra de caminhões pesados, que normalmente depende de linhas de financiamento de longo prazo, tem sido diretamente afetada pelo ambiente econômico restritivo. Com juros elevados, menor disponibilidade de crédito e alta carga tributária sobre financiamentos, muitos transportadores estão adiando ou reavaliando investimentos em renovação de frota.
Mas apesar do cenário, a briga pelas primeiras posições segue acirrada. O DAF XF 530 ocupa a segunda colocação entre os pesados, com 2.242 unidades vendidas, seguido pelo Volvo FH 460, que somou 2.070 unidades. O Scania 460 R aparece na quarta posição, com 1.667 unidades emplacadas. No restante do ranking, há forte presença de modelos das marcas Volvo, DAF, Scania e Iveco, além do retorno da Volkswagen com o Meteor.

Nos extrapesados 6x2, Meteor volta ao top 10; Actros sai da lista
Aliás, o Volkswagen Meteor 28.480 6x2 voltou ao top 10 dos pesados ao fim de julho. Com 146 unidades vendidas no mês, o modelo alcançou 900 emplacamentos no acumulado do ano. O que lhe garantiu a décima colocação. Para isso, o Mercedes-Benz Actros 2548 6x2, até então representante nessa posição no ranking, teve que ceder lugar. Como resultado, ficou fora da lista dos mais vendidos.
Assim, o mercado de pesados segue movimentado, porém sob pressão. A tendência é de que os modelos mais consolidados, como o Volvo FH e o DAF XF, continuem em alta. Enquanto os fabricantes buscam alternativas para driblar o ambiente de crédito adverso e atender às novas exigências operacionais do transporte rodoviário brasileiro.
10 caminhões pesados mais vendidos de 2025 entre janeiro e julho e no acumulado
Posição | Modelo | Vendas em julho | Acumulado 2025 | Participação |
1º | Volvo FH 540 | 400 | 3.056 | 10,49% |
2º | DAF XF 530 | 386 | 2.242 | 7,69% |
3º | Volvo FH 460 | 361 | 2.070 | 7,10% |
4º | Scania R 460 | 208 | 1.667 | 5,72% |
5º | DAF XF 480 | 244 | 1.450 | 4,98% |
6º | Volvo FH 500 | 190 | 1.161 | 3,98% |
7º | Iveco S-Way 480 | 172 | 1.118 | 3,84% |
8º | Volvo VM 360 | 144 | 976 | 3,35% |
9º | Scania R 450 | 100 | 937 | 3,22% |
10º | VW Meteor 28.480 6x2 | 146 | 900 | 3,09% |