As vendas de caminhões novos no Brasil cresceram 18,10% em 2024, conforme dados da Fenabrave, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos. Assim, de janeiro a novembro, os concessionários negociaram 110.940 caminhões 0-km. Para comparação, no mesmo período do ano passado, o setor emplacou 93.934 veículos.
Mas, quando se compara novembro com outubro, houve retração de 15,96%. Em outras palavras, uma queda expressiva, com uma diferença de 1,9 mil unidades a menos emplacadas. Ou seja, em novembro foram emplacados 10.002 caminhões, enquanto que, em outubro, a indústria vendeu 11.902 modelos.
VEJA TAMBÉM
Iveco lança SEU, um serviço personalizado para o caminhão S-Way
Scaia vende 21 caminhões P 280 a gás a empresa de coleta
Volkswagen Caminhões e Ônibus tem aumento robusto nas vendas em 2024
Publicidade
Mercado aquecido, mesmo com feriados em novembro
Para o presidente da Fenabrave, Andreta Jr, essa queda acentuada nas vendas é resultado dos quatro dias úteis a menos em razão dos feriados em novembro. Porém, o executivo acredita que isso não afeta os bons resultados, tanto na comparação com igual mês em 2023, bem como no acumulado.
“Além do agronegócio, a mineração, a construção civil e as operações de papel e celulose, bem como as obras de infraestrutura estão mantendo as vendas em ritmo positivo. Temos expectativas ainda melhores com as intenções de pedidos de compra gerados na Fenatran. O que deverá agregar volume aos negócios em dezembro”, diz.
Todavia, o resultado é positivo quando se compara novembro deste ano em relação ao mesmo mês em 2023. No ano passado foram emplacados 9.011 caminhões, ou seja, uma alta de 11%.
Volkswagen Caminhões lidera no acumulado
Seja como for, sobre as fabricantes que mais emplacaram no acumulado do ano, a Volkswagen Caminhões e Ônibus lidera a venda de caminhões novos por marca até o momento. E de janeiro a novembro, a montadora emplacou 28.932 caminhões, o que representa 26,08% de participação. Em seguida, vem a Mercedes-Benz, com 26.220 emplacamentos e 23,63% das vendas. Logo depois, vem a Volvo, com 20.738 dos caminhões vendidos e 18,69% do mercado brasileiro.
A quarta posição ficou com a Scania, com 17.310 emplacamentos e 15,60% do total. Assim, a DAF garantiu o quinto lugar, com 8.686 caminhões e 7,83% do mercado. Depois, em sexto, vem a Iveco, com 7.962 emplacamentos e 7,18% de participação. Em sétimo lugar, a Foton somou 584 unidades e 0,53% das vendas. A Hyundai ficou na oitava posição com 153 vendas e 0,14%, seguida pela JAC Motors (148 vendas e 0,13%), no nono lugar. Por fim, a Agrale ficou na 10ª posição, com 82 emplacados e 0,07% do mercado.
Os caminhões Volvo FH
No mês de novembro, a Volvo teve boa participação com o FH na potência de 540 cv. O modelo lidera as vendas totais com mais de 7 mil caminhões vendidos. Todavia, apesar de os caminhões pesados protagonizarem as vendas no País, modelos médios, como o VW Delivery 11-190 e os semipesados vocacionais estão ganhando mercado. Em outras palavras, isso tem a ver com o aumento do consumo e também o bom momento vivido pela construção civil.
Seja como for, em novembro chama a atenção a boa posição do Scania 460 R Super no ranking de vendas. O modelo ocupa a terceira posição, e no mês passado vendeu 443 unidades. Dessa forma, ultrapassando o irmão R 450 Plus que está na sétima posição. Porém, no acumulado do ano, o Plus está em vantagem.
Os caminhões mais emplacados em novembro de 2024
1. Volvo FH 540 – 712
2. VW Delivery 11.180 – 563
3. Scania 460 R - 443
4.Mercedes-Benz Accelo 1017 -428
5. Volvo FH 460 - 426
6. Volvo VM 290 - 312
7. Scania R 450 - 290
8. DAF XF 530 – 284
9. VW Constellation 26.260 – 250
10. Mercedes-Benz Atego 2429 – 246
Os caminhões mais vendidos no acumulado de 2024*
1. Volvo FH 540 – 7.052
2. VW Delivery 11.180 – 5.456
3. Volvo FH 460 – 4.302
4. DAF XF 530 – 4.123
5. Mercedes-Benz Accelo 1017 – 4.067
6. Scania R 450 – 4.027
7. Volvo VM 290 – 3.693
8. Scania 460 R – 3.529
9. DAF XF 480 – 2.890
10. Mercedes-Benz Accelo 1719 – 2.730
Fonte: Fenabrave