Notícias

Volvo FH elétrico começa a rodar em operação da DHL na Europa

Em março o caminhão vai operar entre dois terminais logísticos da DHL na Suécia e percorrerá uma distância de 150 km

Redação

24 de fev, 2021 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

DHL e Volvo
VOLVO TRUCKSVolvo FH Electric DHL
Crédito:VOLVO TRUCKS Volvo FH Electric DHL

A DHL e a Volvo iniciaram parceria para acelerar as operações de caminhões elétricos pesados na Suécia. Até então, os caminhões elétricos que rodam no país são leves e para distâncias curtas. Além disso, operam em áreas urbanas.

Desse modo, a parceria dá inicio a um projeto de transporte entre pontos mais distantes. O novo Volvo FH elétrico tem Peso Bruto Total (PBT) de 60 toneladas.

Inicialmente, o caminhão vai operar em dois terminais logísticos da DHL na Suécia. Assim, a partir de março o modelo percorrerá cerca de 150 km.


Publicidade

De acordo com a Volvo, os testes vão fornecer dados para ajudar o desenvolvimento da tecnologia. Assim, serão avaliadas variáveis como a distância percorrida, peso da carga e pontos de recarga em operações diárias de transporte rodoviário.

Logo, a inciativa faz parte do planejamento da DHL para reduzir as emissões de poluentes de seus caminhões em todo o mundo. Ou seja, a meta é zerar as emissões da área de logística da empresa.


De acordo com a empresa, até o momento a redução foi 35% na comparação com 2007. Porém, para chegar ao novo objetivo, a DHL informa que precisa "selar parcerias robustas".

Caminhões elétricos para distribuição urbana

Na Suécia, a empresa já vem realizando projetos com combustíveis alternativos ao diesel. Esse é, portanto, o caso de um programa de envio de cargas com foco na redução dos impactos em mudanças climáticas.

Segundo a DHL, os clientes participantes do programa pagam uma tarifa adicional fixa por pacote ou pallet despachado. Assim, a receita adicional é investida em tecnologias mais limpas de transporte.


No portfólio de caminhões elétricos Volvo feitos em série estão o FL Electric e o FE Electric. Ambos são destinados à distribuição urbana. Aliás, a DHL já utiliza o FL Electric em sua operação em Londres, na Inglaterra.

Além disso, em 2020 a Volvo iniciou as vendas do VNR Electric na América do Norte. De acordo com a fabricante, as vendas da linha de caminhões elétricos pesados na Europa começam em 2021.

Também no fim de 2020, a Volvo anunciou que passaria a aceitar, em 2021 encomendas para as versões elétricas dos caminhões pesados FH, FM e FMX.


Antes disso, em 2019, a Volvo iniciou a produção dos caminhões FL e FE elétricos na Europa. São, portanto, modelos semipesados equivalentes ao Volvo VM vendido no Brasil.

Deixe sua opinião