Um caminhão Volvo FH Electric, acompanhado de 48 carros elétricos, rodou mais de 1.300 quilômetros, de Nordborg, na Dinamarca, a Le Mans, na França. Conforme os organizadores, a jornada ocorreu entre 12 e 14 de junho. O intuito era demonstrar a autonomia dos veículos elétricos a bateria (BEV). Assim, o grupo dinamarquês Danfoss promoveu a ação, batizada de "A maior viagem rodoviária elétrica do mundo".
- VEJA MAIS:
- Caminhão Volvo VNR elétrico vira peça de museu nos EUA
Volvo vendeu 4.300 caminhões elétricos em 38 países, mas ainda é pouco
Caminhão elétrico da Volvo coleta lixo sem ruído e emissões em Curitiba
A chegada do comboio de veículos elétricos ao destino ocorreu no dia da largada da 24 Horas de Le Mans, uma das competições de longa duração mais famosas do mundo. Segundo a Danfoss, o caminhão elétrico Volvo FH Electric que participou da ação tinha configuração de 20 toneladas e 17 metros de comprimento, incluindo o reboque.
A GodEnergi, empresa dinamarquesa que desenvolve soluções de eletrificação para o setor de transporte, escolheu o trajeto. De acordo com informações da companhia, o objetivo da viagem era “dissipar a ansiedade em relação à autonomia e demonstrar que é possível eletrificar o transporte”. No total, 115 pessoas participaram da jornada.
Publicidade
“Queremos provar que é possível percorrer longas distâncias em veículos elétricos. A tecnologia e as oportunidades estão aí”, diz Jan Darville, CEO da GodEnergi. Todos os aspectos da viagem foram eletrificados. Os participantes dependiam, por exemplo, da energia dos carros em seus acampamentos, inclusive para cozinhar em churrasqueiras elétricas.
Volvo FH Electric tem bom potencial na Europa
De acordo com Torben Christensen, Diretor de Sustentabilidade da Danfoss, 62% das viagens de caminhões pesados na União Europeia têm menos de 400 km. “Portanto, não vemos barreiras tecnológicas nem práticas para a conversão (do transporte de carga) para caminhões totalmente elétricos."
- LEIA MAIS:
- Biodiesel B100 é mais econômico que B13, revela estudo
- Roubo de carga recua 20,6%, mas números continuam altos
- Nikola recebe megapedido de 100 caminhões a hidrogênio
Portanto, com alcance acima de 300 km o caminhão Volvo FH Electric tem os requisitos necessários para atender o mercado europeu. “Em outras palavras, para uma grande parte dos caminhões, não há razão para ter ansiedade de alcance e, ao mesmo tempo, a eletrificação do transporte pesado fará uma contribuição significativa para a transição verde", diz Christensen.