Tecnologia

Volvo FH Electric faz 'maior viagem rodoviária elétrica do mundo'

Caminhão Volvo FH Electric fez parte da frota, juntamente com 48 carros elétricos em viagem da Dinamarca até Le Mans, na França

Thiago Vinholes

30 de jun, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Danfoss, Volvo Trucks, Volvo FH Electric
Caminhão Volvo FH Electric da Danfoss rodou mais de 1.300 km pela Europa em três dias
Crédito:Danfoss

Um caminhão Volvo FH Electric, acompanhado de 48 carros elétricos, rodou mais de 1.300 quilômetros, de Nordborg, na Dinamarca, a Le Mans, na França. Conforme os organizadores, a jornada ocorreu entre 12 e 14 de junho. O intuito era demonstrar a autonomia dos veículos elétricos a bateria (BEV). Assim, o grupo dinamarquês Danfoss promoveu a ação, batizada de "A maior viagem rodoviária elétrica do mundo".

A chegada do comboio de veículos elétricos ao destino ocorreu no dia da largada da 24 Horas de Le Mans, uma das competições de longa duração mais famosas do mundo. Segundo a Danfoss, o caminhão elétrico Volvo FH Electric que participou da ação tinha configuração de 20 toneladas e 17 metros de comprimento, incluindo o reboque.

A GodEnergi, empresa dinamarquesa que desenvolve soluções de eletrificação para o setor de transporte, escolheu o trajeto. De acordo com informações da companhia, o objetivo da viagem era “dissipar a ansiedade em relação à autonomia e demonstrar que é possível eletrificar o transporte”. No total, 115 pessoas participaram da jornada.


Publicidade

Volvo Trucks, Volvo FH Electric
Danfoss

“Queremos provar que é possível percorrer longas distâncias em veículos elétricos. A tecnologia e as oportunidades estão aí”, diz Jan Darville, CEO da GodEnergi. Todos os aspectos da viagem foram eletrificados. Os participantes dependiam, por exemplo, da energia dos carros em seus acampamentos, inclusive para cozinhar em churrasqueiras elétricas.

Volvo FH Electric tem bom potencial na Europa

De acordo com Torben Christensen, Diretor de Sustentabilidade da Danfoss, 62% das viagens de caminhões pesados na União Europeia têm menos de 400 km. “Portanto, não vemos barreiras tecnológicas nem práticas para a conversão (do transporte de carga) para caminhões totalmente elétricos."


Volvo, Danfoss, Volvo FH Electric
Danfoss

Portanto, com alcance acima de 300 km o caminhão Volvo FH Electric tem os requisitos necessários para atender o mercado europeu. “Em outras palavras, para uma grande parte dos caminhões, não há razão para ter ansiedade de alcance e, ao mesmo tempo, a eletrificação do transporte pesado fará uma contribuição significativa para a transição verde", diz Christensen.

Siga o Estradão no Instagram!


Deixe sua opinião