Notícias

Volvo FH Aero registra 4,72 km por litro em vence o Green Truck 2025

Caminhão Volvo FH Aero alcançou média de 4,72 km/l em teste de consumo e eficiência do prêmio Green Truck 2025

Thiago Vinholes

02 de abr, 2025 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Volvo, FH Aero, Green Truck 2025
O Volvo FH Aero, com cabine mais aerodinâmica, estreou em 2024
Crédito:Volvo/Divulgação

O Volvo FH Aero foi eleito o caminhão de longa distância mais eficiente em consumo de combustível no teste Green Truck 2025, realizado pelas revistas alemãs Trucker e Verkehrs-Rundschau. O modelo registrou um consumo médio de 4,72 km por litro de diesel.

O caminhão vencedor tem motor D13 de 426 cv e o pacote I-Save da Volvo, com funções que otimizam o trem de força para funcionar em baixas rotações, bem como usando relações de transmissão altas por períodos mais longos. Além disso, o FH Aero possui o sistema de monitoramento por câmeras no lugar dos espelhos retrovisores, o que melhora a aerodinâmica do veículo.

“Estou muito orgulhoso de ver um teste externo confirmando que nosso Volvo FH Aero realmente oferece eficiência de combustível superior”, afirmou Jan Hjelmgren, chefe de gerenciamento de produtos da Volvo Trucks. “Continuamos focados em inovações que beneficiam tanto o clima quanto a produtividade das empresas de transporte.”

O Volvo FH Aero, lançado em 2024, tem esse nome devido ao design da cabine, que é mais aerodinâmico. De acordo com o fabricante, essa configuração torna o caminhão até 5% mais eficiente no consumo de combustível em relação ao FH regular.

Teste do Green Truck

O Green Truck é realizado na Alemanha desde 2011. O prêmio é também um teste de desempenho, conduzido por especialistas das publicações Trucker e Verkehrs-Rundschau. Os veículos que participam da prova devem ser cavalos mecânicos 4x2 com cabine de teto alto e devem ter pneus novos e motor a diesel com mais de 390 cv. Além disso, os caminhões devem puxar um trailer de três eixos e 24 toneladas, alcançando até 32 toneladas de peso bruto combinado.


Os organizadores realizaram o teste deste ano em uma rota de 343 quilômetros no sul da Alemanha. O FH Aero teve uma velocidade média no percurso de teste de 80,14 km/h. Está foi a primeira vez que um caminhão da Volvo conquistou o Green Truck. O maior vencedor do prêmio é a Scania, com detém nove títulos.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião