Um Volvo FH 16 6x4 roda na Holanda com uma carreta com 10 eixos. Conforme a Kraanverhuur en Transport, empresa que transporte de cargas especiais, a plataforma é modular. Assim, o tamanho da composição pode variar conforme a necessidade. Como resultado, o conjunto formado pelo Volvo FH tem motor de 6 cilindros em linha de 16 litros. Com 750 cv, puxa até 120 toneladas.
A composição básica tem sete eixos. Porém, a da foto abaixo está acoplada a um multidolly de três eixos. Ou seja, a um implemento que faz a ligação entre dois semirreboques. Assim, o implemento fica com 10 eixos e pode levar cargas pesadas e compridas.
Segundo a transportadora, o implemento foi feito pela Nooteboom Trailers BV. A empresa holandesa é especializada na produção de equipamentos especiais. Assim, em sua lista de produtos há reboques e semirreboques com capacidades de 20 toneladas a mil toneladas.
Publicidade
Leia mais:
Volvo transforma caminhão pesado em picape com motor de 500 cv
IR 2023 de caminhoneiro tem regra própria: veja como declarar
Euro 7 é inviável para 2025, diz CEO da Iveco
Carreta para transporte de navios
Outro exemplo de implemento especial criado pela empresa é uma carreta de seis eixos duplos. Além disso, o equipamento pode ser acoplado a um multidolly de dois eixos. Assim, o piso tem cerca de 40 metros de comprimento e foi usado para transportar um navio de 90 toneladas.
Implemento de dois andares
Porém, essas soluções não são exclusividade da fabricante holandesa. Recentemente, a implementadora Van Eck Trailers mostrou em uma feira em Munique, na Alemanha, um equipamento com dois andares. Segundo a fabricante, o produto pode carregar maior volume de carga por viagem. Como resultado, isso reduz custos e melhora a produtividade.
Na Europa, o implemento de dois andares está disponível para transporte de carga seca e refrigerada.