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Volvo FH x Iveco S-Way: veja as diferenças entre os caminhões de 540 cv

Diferença de preço supera R$ 450 mil entre os modelos; Volvo lidera vendas, enquanto Iveco aposta em custo-benefício e novas tecnologias para conquistar frotistas

Andrea Ramos

02 de set, 2025 · 11 minutos de leitura.

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Volvo FH 540 x Iveco S-Way 540: a disputa dos extrapesados de 540 cv no Brasil
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Crédito:Fotos: Iveco/Volvo
Volvo FH 540 x Iveco S-Way 540: a disputa dos extrapesados de 540 cv no Brasil

O segmento de caminhões extrapesados ainda é o mais competitivo no Brasil, especialmente nas aplicações rodoviárias de longas distâncias. E mesmo em um ano de queda nas vendas, o mercado segue acirrado. Mas a Volvo leva vantagem.

Até julho de 2025, o Volvo FH 540 se consolidou como o caminhão pesado mais vendido do País, com 3.056 unidades emplacadas. Assim, reforçando sua posição histórica de liderança. Já o Iveco S-Way 540, lançado recentemente, surge como alternativa mais acessível, custando R$ 954.374, contra R$ 1.413.955 do Volvo. A diferença de preço, mais de R$ 450 mil, se tornou um fator estratégico na disputa pela preferência dos frotistas.

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Obviamente, faz sentido o S-Way 540 ter um preço mais convidativo. Afinal, ainda é um jovem modelo no mercado. Mas chega com bons predicados para competir com modelos mais tradicionais.

Assim, nesta reportagem o Estradão mostra o que entregam o modelo mais jovem do mercado e o mais tradicional tanto em presença como em vendas. Todavia, em comum, apenas a potência do motor de 540 cv.


Motores e desempenho: potência equilibrada, torques distintos

Volvo FH 540 x Iveco S-Way 540: a disputa dos extrapesados de 540 cv no Brasil
Volvo já vendeu mais de 3 mil unidades nos primeiros sete meses do ano - Fotos: Volvo

Tanto o Volvo FH 540 quanto o Iveco S-Way 540 utilizam motores de 13 litros com seis cilindros em linha. O Volvo D13 entrega 540 cv entre 1.450 e 1.900 rpm e torque de 265 mkgf entre 1.050 e 1.450 rpm. Já o Iveco Cursor 13 FPT oferece a mesma potência. Porém com torque ligeiramente menor, de 260 mkgfentre 1.000 e 1.500 rpm.

Essa diferença de torque coloca o Volvo em vantagem em aplicações de maior exigência em aclives e no arranque com composições pesadas. Por outro lado, o S-Way mostra eficiência em consumo graças ao sistema HI-eSCR, que atende o Euro 6 sem exigir recirculação de gases (EGR).

Transmissões modernas e recursos de condução

No câmbio, ambos contam com soluções automatizadas. O FH 540 vem equipado com a I-Shift de 12 marchas. Ou seja, transmissão reconhecida por sua robustez e inteligência eletrônica. Por sua vez, o S-Way 540, adota a ZF TraXon, também com 12 marchas, já preparada para PTO (tomada de força). E assim como a I-Shift é dotada do sistema Eco Roll, que coloca o caminhão em ponto morto em descidas suaves para reduzir consumo.

Além disso, em comum ambas as caixas já adotam o sistema que faz a leitura da estrada à frente. Dessa forma, antecipa com 2,5 km de antecedência o piso por onde o caminhão vai passar. Como resultado, o sistema avalia a condição à frente de acordo com a marcha que está sendo usada e velocidade. Assim faz a escolha da marcha e rotação mais adequado para passar no trecho. Como resultado, está a economia de diesel. No caso da Volvo podendo chegar a 5%. O do S-Way não foi informado.


Seja como for, na prática, as duas transmissões entregam suavidade e precisão. Mas a Volvo tem a vantagem de maior integração eletrônica com os sistemas de segurança e performance da marca.

Segurança e tecnologia embarcada

A Volvo tradicionalmente aposta em pacotes completos de segurança. O FH 540 inclui de série EBS, ESP, airbag, ACC com frenagem de emergência. Além disso, pode receber sistemas como Visão Total e direção inteligente VDS.

O Iveco S-Way também não fica atrás. Além de ABS, ATC e Hill Holder, pode ser equipado com AEBS (frenagem autônoma), LDWS (alerta de faixa) e ACC (piloto automático adaptativo). Porém, muitos desses recursos são opcionais, o que ajuda a explicar o preço mais competitivo.

Conforto a bordo: suecos apostam no luxo, italianos no custo-benefício

Ademais, a cabine é outro ponto de diferenciação. O Volvo FH 540 Globetrotter traz acabamento de alto padrão, com multimídia de 12” e 9”, climatizador, refrigerador, suspensão pneumática de cabine e amplo pacote de conforto.

O Iveco S-Way 540, oferecido nas versões Gran Cab e Mega Cab, aposta em espaço interno e bom nível de ergonomia, com isolamento termoacústico, suspensão mecânica de cabine e materiais de qualidade. No entanto, para alcançar o preço mais baixo, a marca deixou alguns itens premium como opcionais.


Volvo FH 540 x Iveco S-Way 540: a disputa dos extrapesados de 540 cv no Brasil
Iveco S-Way 540 é o modelo topo de linha da marca que já ganhou boa fama pelo consumo de diesel - Fotos: Divulgação

Aplicações e estratégia de mercado

No mercado, o FH 540 é visto como referência para operações rodoviárias de alta performance, especialmente em rotas de longas distâncias com bitrens e rodotrens. Sua confiabilidade e ampla rede de concessionárias justificam o valor elevado.

Já o S-Way 540 se posiciona como alternativa mais acessível para transportadoras que precisam renovar a frota sem abrir mão da potência de 540 cv. A Iveco aposta no custo-benefício e na modernização da rede de pós-venda para conquistar espaço em um segmento historicamente dominado por Volvo, Scania e a DAF mais recentemente nos pesados.

Nessa potência de 540 cv ambos os modelos são direcionados a tracionais composições do tipo bitrenzão e rodotrem, que exigem mais do caminhão. Afinal, carregam 74 t de PBTC nos caminhões 6x4. Mas a Volvo oferece essa motorização também nas opções 4x2 e 6x2, mesmo que menos utilizada.

Conclusão: escolha depende do bolso e da estratégia da frota

A disputa entre Volvo FH 540 e Iveco S-Way 540 revela dois caminhos claros. O Volvo entrega tradição, valor de revenda e pacotes tecnológicos completos. Mas exige investimento alto em meio a um mercado pouco comprador. Nesse sentido, o Iveco chega como opção competitiva em preço, oferecendo desempenho equilibrado e tecnologias modernas.


Para o frotista, a decisão passa por avaliar não só o custo de aquisição. Mas também a durabilidade, o consumo e o suporte da rede. Em resumo: o Volvo é sinônimo de liderança consolidada. Enquanto o Iveco oferece oportunidade de racionalizar custos com potência equivalente.

Ficha técnica Volvo FH 540 6x4 x Iveco S-Way 540 6x4

Volvo FH 540 x Iveco S-Way 540: a disputa dos extrapesados de 540 cv no Brasil
Modelos tem potência e torque similares e ampla lista de equipamentos - Fotos: Iveco/Volvo
EspecificaçãoVolvo FH 540 6x4Iveco S-Way 540 6x4
MotorVolvo D13, 12,8 L, 6 cil.FPT Cursor 13, 12,9 L, 6 cil.
Potência540 cv (1.450-1.900 rpm)540 cv (1.500-1.900 rpm)
Torque2.600 Nm (1.050-1.450 rpm)2.550 Nm (1.000-1.500 rpm)
TransmissãoI-Shift, 12 marchas automatizadaZF TraXon, 12 marchas automatizada
Freio motorVEB 510 cvMultinível, até 610 cv
Suspensão dianteiraParabólicaParabólica
Suspensão traseiraPneumática ou parabólicaMecânica cantilever (parabólica)
Tanque de combustívelaté 940 L620 L + 220 L ou 470 L + 220 L
Norma de emissõesProconve P7 (Euro V)Proconve P8 (Euro VI)
CabineGlobetrotter (opções de altura)Gran Cab / Mega Cab
SegurançaACC, ESP, airbag, EBS, opcionais avançadosABS, ATC, HSA, opcionais AEBS, LDWS, ACC
Preço (2025)R$ 1.413.955R$ 954.374
Vendas até jul/253.056 unidadesn/d
Fonte: Iveco /Volvo

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