O Volvo FH 540 é o caminhão pesado preferido do mercado. A Scania aumentou sua participação nos últimos meses. Aliás, é a marca com mais representantes entre os 10 caminhões pesados mais vendidos. E até tem um concorrente de peso para brigar com o Volvo, mas ainda vende metade do competidor.
Nesse sentido, enquanto o Volvo FH 540 vendeu nestes primeiros quatro meses do ano, 2.574 unidades, encabeçando a lista dos pesados mais vendidos, o Scania R 540 Plus ocupa a quarta posição com 1.253 vendas.
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Vale ressaltar que, conforme a Volvo, 90% das vendas do FH 540 são configurados 6x4. Ou seja, destinado às operações rodoviárias de longas distâncias.
Já a Scania para este ano tem como projeção vender 7,5 mil caminhões 6x4. Apesar de o Scania R 540 Plus ser o carro-chefe nas vendas, a marca informa que mais de 80% das vendas do 560 R Super é com tração 6x4. Todavia, o modelo ocupa a nona posição no ranking de vendas com 697 unidades vendidas.
No entanto, o transportador brasileiro ainda elege o caminhão devido ao preço. Em outras palavras, apesar de o 560 R Super trazer um trem de força mais tecnológico e mais econômico, pelo menos 8%, o R 540 tem preço mais convidativo.
Nesse sentido, para efeito de comparação, o Plus 6x4 custa R$ 996.766. Já o Scania 560 R Super também 6x4 custa R$ 1.158.955, conforme a Fipe.
Caminhões suecos têm a potência em comum
Seja como for, tecnicamente os caminhões Volvo FH 540 e Scania R 540 Plus se assemelham na potência de 540 cv. Porém, cada um tem sua particularidade.
O Volvo FH é equipado com o motor da marca D13, de 12,8 litros e seis-cilindros em linha. Além da potência de 540 cv de 1.460 a 1.800 rpm, o torque é de 265 mkgf desenvolvidos de 1.000 a 1.460 rpm.
O motor é combinado a caixa I-Shift de 12 marchas e de sétima geração. E o caminhão conta com três opções de distâncias entre os eixos: 3.000, 3.200 e 3.600 mm. A suspensão dianteira é mola parabólica. E na traseira o cliente tem a opção da mola parabólica ou pneumática.
Contudo, o Scania R 540 Plus também tem motor produzido pela própria marca, o DC 13, de 12,7 litros, de 540 cv a 1.800 rpm e torque mais forte, frente ao competidor, de 275 mkgf de 1.000 a 1.300 rpm.
O motor trabalha com a caixa GRS 904R, de 14 marchas, sendo 2 superreduzidas. E que conta com a tecnologia da automatização por meio da Opticruise. A relação entregue de série é a 3,07:1. Conforme a Scania, a versão Plus R 540 ganhou 2% de economia com as novidades do motor para atender à Euro 6.
Confira os 10 caminhões pesados mais vendidos em abril e no acumulado
- Volvo FH 540 - 702 (2.574)
- Scania R 450 - 517 (1.846)
- DAF XF 530 - 353 (1.460)
- Scania R 540 - 306 (1.253)
- Volvo FH 460 - 348 (1.210)
- DAF XF 480 - 261 (1.065)
- Mercedes-Benz Actros 2548 - 250 (939)
- Scania R 460 - 234 (804)
- Scania R 560 - 211 (697)
- Mercedes-Benz Arocs 3351 - 97 (581)
Fonte: Fenabrave