O Volvo FH 540 foi eleito pelo time da redação do Estradão como o melhor caminhão do Brasil. Assim, o cavalo-mecânico é o vencedor do Prêmio Mobilidade Estadão 2023. Entre as virtudes do modelo estão o baixo consumo de combustível e as várias soluções de segurança e conectividade. Não por acaso, o Volvo é o caminhão mais vendido do País há quase uma década.
Neste ano, até novembro, o modelo já emplacou 7.499 unidades. Segundo dados da Fenabrave, que reúne as associações de concessionárias, mais de 60% das vendas são da versão com tração 6x4. Ou seja, com foco no transporte rodoviário de longas distâncias, sobretudo para operações com rodotrem e bitrem. Além disso, é um caminhão muito utilizado no agronegócio.
Volvo FH antecipou tendências
O Volvo FH 540 tem motor D13 de 13 litros e seis cilindros em linha. A potência é de 540 cv a partir das 1.450 rpm e o torque alcança 265 mkgf a 1.050 rpm. O câmbio automatizado I-Shift de 12 marchas é de série. A Volvo lançou a caixa na linha FH no Brasil em 2013.
Publicidade
Desde então, a transmissão ganhou espaço no País. Atualmente, esse tipo de câmbio está presente em quase todos os caminhões pesados à venda por aqui. Além disso, o Volvo FH ganhou, há mais de 12 anos, sistemas eletrônicos de segurança ativa. Atualmente, o cavalo-mecânico tem dispositivos como frenagem automática de emergência, controle eletrônico de estabilidade e assistente de permanência em faixa. Mas alguns desses recursos são opcionais.
Por fim, o Volvo FH 540 sempre foi precursor na oferta de sistemas para redução do consumo de diesel. Nesse sentido, uma das novidades é o chamado I-See. O recurso faz a leitura da estrada por onde o caminhão trafega. Assim, em conjunto com o navegador GPS, o câmbio "escolhe" automaticamente a marcha ideal de acordo com a necessidade.
Redução do consumo
Para isso, cruza dados como velocidade, peso da carga transportada e topografia da pista - inclusive na via à frente. Assim, pode acelerar ou reduzir a velocidade, baixar ou subir de marcha sozinho, sem qualquer interferência do motorista. Como resultado, proporciona a melhor eficiência do conjunto. A Volvo ainda oferece outros itens focados na redução do consumo. Como o pacote aerodinâmico, com equipamentos que diminuem a resistência ao ar.
É o caso dos defletores laterais e de teto, por exemplo. De acordo com a marca sueca, a diminuição do gasto com combustível pode variar de 3% e 8%. Outra inovação no campeão de vendas da Volvo está no para-lamas traseiro. Segundo informações da montadora, a solução reduz a turbulência do ar que passa entre a cabine e o implemento. Já o para-lamas dianteiro envolvente melhora a passagem de ar na região das caixas de rodas.