A Volvo Trucks vem dando passos importantes nas práticas sustentáveis e na otimização de seus recursos. Nesse sentido, a marca informa que passou a utilizar aço produzido com material reciclado nas longarinas do chassi de seus caminhões. Bem como anunciou que vai utilizar o chamado SSAB Zero.
Ou seja, trata-se de um aço cuja produção utiliza energia gerada sem a utilização de combustíveis fósseis. Segundo a Volvo, serão fabricados em torno de 12 mil caminhões, considerando os modelos FH e FM, com componentes feitos com o SSAB Zero. Os primeiros sairão das linhas de produção em 2025.
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Desta forma, a Volvo Trucks quer reduzir significativamente as emissões de carbono na sua cadeia de produção. Portanto, com a utilização de aço reciclado e eletricidade gerada por meio de fontes livres de combustíveis fósseis, a marca procura deixar mais "verdes" todas as suas etapas de produção.
Redução de emissões chega a 80%
Segundo a Volvo, essas iniciativas tornam a produção de aço praticamente livre de emissões. Dessa forma, a Volvo consegue reduzir as emissões de dióxido de carbono em aproximadamente 80% em comparação com a produção tradicional de aço.
Além disso, segundo a Volvo, o aço corresponde a 47% de um caminhão FH. Assim, nos atuais caminhões, o aço tradicional representa 44% das emissões de carbono geradas durante a produção.
Todavia, o novo projeto também visa contribuir com a transformação do setor siderúrgico. Afinal, de acordo com a Volvo esse segmento é uma das maiores fontes de emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa. Afinal, a maioria das caldeiras e fornos utiliza fontes de energia poluidoras, como o carvão.
Aço SSAB Zero nos caminhões Volvo
Segundo a Volvo, no SSAB Zero o carvão não é utilizado no processo de produção do aço. Em vez disso, a fonte de energia é o hidrogênio, o que contribui com a redução das emissões de CO. Assim, eliminando as emissões de CO₂, por exemplo.
Essa abordagem não só contribui para a sustentabilidade. Mas também responde à crescente procura de produtos mais ecológicos no mercado.
O diretor de meio ambiente e inovação da Volvo Trucks, Lars Mårtensson, explica que a introdução do aço com menor índice de CO2 nos caminhões elétricos começou em 2022. E a evolução nunca parou.
“Ao utilizar aço de baixas emissões nas longarinas do chassis, reduzimos a pegada de CO2 entre 2% e 3% por cada caminhão produzido. Não parece muito, mas no próximo ano fabricaremos 12 mil caminhões. O que trará uma economia total de 6,6 mil toneladas de CO2”.
Seja como for, nos últimos anos a Volvo vem investindo fortemente no desenvolvimento de tecnologias de combustíveis alternativos. Nesse sentido, a companhia também pesquisa alternativas sustentáveis para substituir o alumínio e o plástico utilizados atualmente na produção de seus veículos.