A Volvo entregou neste mês o primeiro caminhão elétrico VNR Electric à transportadora R&M Trucking, dos Estados Unidos, por meio do programa Volvo on Demand. Dessa forma, a empresa se tornou a primeira do país a adotar o modelo de assinatura oferecido pela divisão norte-americana da marca sueca.
- VEJA MAIS:
- Volvo FH Aero registra 4,72 km por litro em vence o Green Truck 2025
- Ford apresenta veículos militares em feira de defesa e segurança no Rio de Janeiro
- Há poucos caminhões a gás à venda, mas combustível é abundante
De acordo com a companhia escandinava, o serviço por assinatura elimina a necessidade de transportadoras realizarem grandes investimentos para adquirir veículos com motorização elétrica.
"O Volvo on Demand foi projetado para remover barreiras à adoção de caminhões elétricos, oferecendo um modelo de serviço flexível e completo", disse Logan Andrew, gerente financeiro da Volvo Financial Services. "Esta implantação ajuda a R&M Trucking a integrar caminhões elétricos em sua frota de uma forma que faça sentido comercial, minimizando o investimento de capital inicial e, ao mesmo tempo, fornecendo custos operacionais previsíveis."
A R&M Trucking, que opera uma frota de 300 caminhões em Chicago, empregará o VNR Electric em entregas locais e regionais a partir do Aeroporto Internacional O'Hare. Segundo a Volvo, o cavalo mecânico 6x4 incorporado pela transportadora possui seis baterias. Com essa configuração, o veículo tem autonomia de até 440 quilômetros e pode recuperar 80% da carga em cerca de 90 minutos em carregadores rápidos.
"A sustentabilidade é uma prioridade para a R&M Trucking, com muitos clientes buscando parceiros de logística que possam ajudar a reduzir sua pegada de carbono. O Volvo VNR Electric nos dá a capacidade de fornecer entregas com emissão zero de escapamento", disse Mike Narvaez, diretor de segurança da R&M Trucking.