Mercado

Volvo e Renault se unem para produzir veículos urbanos elétricos

Os Grupos Volvo e Renault se uniram para criar uma joint venture que visa desenvolver furgões e vans elétricos

Redação

27 de mar, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Volvo e Renault vão produzir veículos urbanos elétricos
Renault
Crédito:Renault/Divulgação
Volvo e Renault vão produzir veículos urbanos elétricos

Os Grupos Volvo e Renault criaram a Flexis SAS. A empresa inicia uma joint venture que vai desenvolver e produzir uma nova geração de veículos comerciais leves eletrificados. Ambas fabricantes obtiveram as aprovações regulatórias necessárias para oficialmente lançar a nova empresa, que vai definir a próxima geração de vans totalmente elétricas com base em uma Plataforma de Veículo Definido por Software (SDV) e seus serviços dedicados. Assim, trata-se da plataforma mais avançada para o desenvolvimento dos futuros utilitários, conforme as marcas.

VEJA TAMBÉM
Kia Bongo 4x4 chega com novidades e duas versões; veja os preços
Caminhão elétrico é o quarto mais vendido entre os médios; veja o ranking
Stellantis terá serviço de retrofit para eletrificação de frotas comerciais no Brasil

Entregas urbanas mais inteligentes

Nesse sentido, as empresas anunciaram ainda que a nova arquitetura SDV, permite incorporar aos veículos recursos para monitorar a atividade de entrega e o desempenho dos negócios do usuário. Dessa forma, reduzindo o custo total de operação em 30%.


Publicidade

Volvo e Renault vão produzir veículos urbanos elétricos
Os veículos, além de elétricos, terão recursos como monitoramento de entregas

Ademais, os serviços conectados possibilitados pela tecnologia vão garantir que os veículos sejam atualizados durante todo o seu ciclo de vida. As vans oferecerão compacidade para mobilidade urbana, alta polivalência para soluções sob medida e diferentes capacidades de bateria.

Em outras palavras, a nova empresa atenderá às necessidades crescentes de soluções de descarbonização. Para isso, Volvo e Renault planejam investir 300 milhões de euros ao longo dos próximos três anos. Em outras palavras, na conversão direta, as montadoras vão investir cerca de R$ 1,61 bilhão.


Além disso, o Grupo CMA CGM confirmou o seu investimento estratégico de até 120 milhões de euros na Flexis. Assim, alinhando-se com a visão da indústria para a inovação logística sustentável.

Os primeiros veículos chegam em 2026

Seja como for, a nova família de vans totalmente elétricas começa a ser produzida em 2026. A nova companhia será sediada na França. Ou seja, onde também está localizada a sede da fabricante de origem francesa.

A empresa será totalmente independente. O Grupo Renault e o Grupo Volvo pretendem partilhar não apenas os investimentos. Mas juntarem suas expertises de desenvolvimento e trazer os benefícios do know-how dos serviços que cada uma oferece aos clientes.


Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião