Os Grupos Volvo e Renault criaram a Flexis SAS. A empresa inicia uma joint venture que vai desenvolver e produzir uma nova geração de veículos comerciais leves eletrificados. Ambas fabricantes obtiveram as aprovações regulatórias necessárias para oficialmente lançar a nova empresa, que vai definir a próxima geração de vans totalmente elétricas com base em uma Plataforma de Veículo Definido por Software (SDV) e seus serviços dedicados. Assim, trata-se da plataforma mais avançada para o desenvolvimento dos futuros utilitários, conforme as marcas.
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Entregas urbanas mais inteligentes
Nesse sentido, as empresas anunciaram ainda que a nova arquitetura SDV, permite incorporar aos veículos recursos para monitorar a atividade de entrega e o desempenho dos negócios do usuário. Dessa forma, reduzindo o custo total de operação em 30%.
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Ademais, os serviços conectados possibilitados pela tecnologia vão garantir que os veículos sejam atualizados durante todo o seu ciclo de vida. As vans oferecerão compacidade para mobilidade urbana, alta polivalência para soluções sob medida e diferentes capacidades de bateria.
Em outras palavras, a nova empresa atenderá às necessidades crescentes de soluções de descarbonização. Para isso, Volvo e Renault planejam investir 300 milhões de euros ao longo dos próximos três anos. Em outras palavras, na conversão direta, as montadoras vão investir cerca de R$ 1,61 bilhão.
Além disso, o Grupo CMA CGM confirmou o seu investimento estratégico de até 120 milhões de euros na Flexis. Assim, alinhando-se com a visão da indústria para a inovação logística sustentável.
Os primeiros veículos chegam em 2026
Seja como for, a nova família de vans totalmente elétricas começa a ser produzida em 2026. A nova companhia será sediada na França. Ou seja, onde também está localizada a sede da fabricante de origem francesa.
A empresa será totalmente independente. O Grupo Renault e o Grupo Volvo pretendem partilhar não apenas os investimentos. Mas juntarem suas expertises de desenvolvimento e trazer os benefícios do know-how dos serviços que cada uma oferece aos clientes.