Com a chegada da tecnologia Euro 6 no mercado mexicano, a Volvo do Brasil passa a operar naquele mercado por meio de exportação. Dessa forma, as gamas VM e FH começam a chegar naquele mercado, a partir de abril.
De acordo com o presidente da Volvo do Brasil, Wilson Lirmann, as operações da Volvo no México eram abastecidas pelos Estados Unidos com os caminhões bicudos convencionais na América do Norte. Todavia, agora a marca estreia com os modelos de cabine avançada. Por aqui chamados de cara-chata.
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Seja como for, por ora, o México vai conviver com os dois perfis de caminhões. Porém, o presidente da Volvo diz que com a chegada da tecnologia Euro 6, a busca pelos modelos de cabine avançada está crescendo no México.
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“Trata-se de um mercado que por ano consome 40 mil unidades. Sendo o segundo maior da região, ficando apenas atrás do Brasil”, diz Lirmann.
Seja como for, a Volvo não revela quantas unidades serão exportadas para aquele mercado inicialmente. Mas conforme a marca, não será necessário aumentar turno, tampouco ampliar a linha de produção.
Brasil é um importante mercado para exportação e validação de produtos do Grupo Volvo
Em 2024, a Volvo vendeu 27.111 unidades, sendo que 14% desse montante foi consumido pela América Latina. Assim, registrando crescimento de 15%.
No Peru foram entregues 2.064 caminhões, mercado onde a marca há anos mantém liderança, com 24% de participação no período. Por sua vez, no Chile, a Volvo entregou 1.260 veículos, o que garantiu 17% de participação.
Seja como for, o Brasil também é um importante mercado para o Grupo Volvo não apenas em participação de mercado. A engenharia da marca também utiliza a engenharia brasileira para avaliar e validar os seus caminhões, sobretudo nas estradas brasileiras, por causa das variadas condições e topografia. Assim, servindo de campo de provas.
Nesse sentido, não faz muito tempo que foram flagradas imagens de um caminhão com cabine bicuda trafegando próximo a fábrica da Volvo no Paraná. Fãs da marca chegaram a imaginar a possibilidade de ser um Volvo VNL em testes no País.
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Mas, conforme checado pelo Estradão, trata-se de um caminhão da Mack Trucks, fabricante americana pertencente ao Grupo Volvo. O modelo, supostamente um Athem, roda camuflado nas estradas do País para testes de validação desde o ano passado.