A Volvo está celebrando 25 anos de produção de cabines de caminhões no Brasil. Seja como for, a marca inaugurou a planta de Curitiba em 1980. Porém, até 1997 a produção das cabines era terceirizada. Na época, a empresa oferecia apenas as linhas N e NL no mercado brasileiro.
Assim, o início da fabricação de cabines no Brasil permitiu a ampliação dos negócios da Volvo na América do Sul. Da mesma forma, a companhia passou a desenvolver novos caminhões e soluções tecnológicas na região. Segundo o vice-presidente de operações industriais da Volvo na América Latina, Cyro Martins, "isso foi uma ousada revolução tecnológica."
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Aliada para avançar no Brasil
Seja como for, a ampliação da planta para a produção das cabines foi muito positiva. Afinal, garantiu uma mudança significativa nos negócios e na arquitetura industrial da marca.
Conforme Martins, foi a partir daí que Volvo passou a oferecer no País os mesmos caminhões vendidos em mercados da Europa, por exemplo. "Com um grau de tecnologia que ainda não havia sido visto aqui", afirma o executivo.
De acordo com a Volvo, na fábrica de cabines trabalham 515 colaboradores. Além disso, a unidade é considerada pela empresa como uma incubadora de ideias. Para isso, utiliza recursos modernos, como realidade aumentada e soluções de big data. Bem como ferramentas da indústria 4.0.
A fábrica também tem divisões responsáveis tanto pela solda quanto pela pintura das cabines. Para marca a data, o Estradão listou algumas das cabines mais icônicas feitas na fábrica brasileira. Confira abaixo:
FH, a primeira cabine da Volvo feita no Brasil
Após quatro anos importando o FH da Suécia, em 1988 a Volvo iniciou a produção dessa linha de caminhões no Brasil. Segundo a marca, a cabine feita no complexo industrial de Curitiba era exatamente igual à do modelo sueco. Além disso, contava com a mais moderna plataforma de caminhões da marca.
Conforme a Volvo, o objetivo era oferecer um caminhão seguro e confortável. Nesse sentido, o FH era o único caminhão vendido no Brasil com opção de air bag. Segundo a marca, na época esse item era incomum até mesmo nos automóveis.
Idêntico ao vendido na Suécia, FH foi o primeiro caminhão do Brasil com opção de air bag; Foto: Volvo
NH virou ícone no Brasil
Depois, em 1999, a Volvo lançou a linha NH para substituir a NL. Conforme a empresa, a cabine bicuda era feita exclusivamente no Brasil. Porém, passou a ser exportada para outros países da América Latina. Bem como para mercados como Europa, Ásia, Oriente Médio e África.
Conforme a Volvo, foram feitas cerca de 10 mil unidades do modelo no País. Contudo, houve uma mudança importante no perfil dos transportadores brasileiros. As empresas passaram a buscar opções com cabine avançada, para puxar implementos longos e levar mais carga. Como resultado, a produção foi encerrada em 1996.
VM, foi o primeiro Volvo semipesado feito no Brasil
O VM foi um divisor de águas para a Volvo no Brasil e na América Latina. Trata-se do primeiro caminhão semipesado da marca feito no País. Vale contar que até então a empresa só produzia pesados na planta industrial de Curitiba.
Assim, a linha VM marcou a entrada da empresa no segmento, oferecendo cabine mais confortável e motores potentes. Além disso, a marca apostou na oferta de itens ligados à segurança, bem como na ampla lista de equipamentos opcionais.
Como resultado, o VM era o único caminhão da categoria com ajuste de coluna de direção. Além disso, tinha sistema de basculamento hidráulico da cabine e imobilizador e climatizador. De acordo com a empresa, a produção do VM só foi possível após a instalação de novos robôs na linha de montagem.
Volvo FMX foca operações off-road
Em 2011, a Volvo lançou no Brasil o FMX, caminhão focado em operações no fora-de-estrada. Feito sobre a plataforma do FM, o novo modelo tinha peso bruto total (PBT) de até 50 toneladas. Portanto, podia atuar em setores como construção civil, mineração e agricultura.
Além disso, tinha soluções comuns a veículos para o transporte rodoviário. Assim, entre os destaques estão a grande altura em relação ao solo.
FH oferece - conforto e segurança do motorista
Em 2015, o FH foi totalmente reformulado. Como resultado, o espaço da cabine cresceu e passou a ser de 1 m³. Segundo a Volvo, apenas em nichos e espaços para armazenamento e guarda de objetos, o ganho foi de cerca de 300 litros. Além disso, com a mudança houve melhoria no nível de segurança e conforto.
O painel foi redesenhado e os comandos ficaram mais à mão do motorista. Os botões de acionamento do controlador de velocidade, computador de bordo e som passaram a ser integrados ao volante. Além disso, o controle do sistema de freio da carreta passou a ser na coluna de direção.
Recentemente, essa cabine também recebeu o chamado pacote FH Aero. Ou seja, são defletores que melhoram a aerodinâmica. Com isso, contribuem para reduzir o consumo de diesel. Além disso, a linha acaba de receber atualizações para cumprir as metas do Proconve P8. Conforme a Volvo, entre os benefícios a economia de combustível pode ser de até 8%.