A Volvo Construction Equipment (Volvo CE) revelou recentemente o A30 Electric, primeiro caminhão articulado elétrico produzido em série no mundo. A marca apresentou o veículo durante a Bauma 2025, feira de equipamentos de construção realizada neste mês em Munique, na Alemanha.
- VEJA MAIS:
- Foton volta a produzir caminhões no Brasil após seis anos
- DAF lança novos caminhões que aceitam até 100% de biodiesel
- Há poucos caminhões a gás à venda, mas combustível é abundante
O novo modelo compõe a linha de veículos 100% elétricos da marca sueca, que também oferece escavadeiras. De acordo com a Volvo CE, o A30 Electric opera em pedreiras, áreas de mineração e grandes obras de infraestrutura. Além disso, o fabricante também anunciou no mesmo evento na Alemanha o lançamento do caminhão articulado elétrico A40 Electric, versão de maior porte.
A Volvo CE informou que vai disponibilizar os novos caminhões articulados com motorização elétrica para locação na Europa a partir de 2026. Conforme dados do fabricante, o A30 Electric transporta até 29 toneladas de carga, enquanto o A40 Electric leva até 39 t.

“Levar à feira (Bauma 2025) uma linha de zero emissões é um marco em nosso compromisso em promover mudanças. Esse portfólio de produtos e serviços evidencia que estamos ao lado de nossos clientes para apoiá-los em cada etapa de sua jornada de transformação. Estamos comprometidos com nossas ambições de descarbonização”, disse Melker Jernberg, presidente da Volvo CE.
Caminhão articulado de zero emissão
Segundo a Volvo, os novos caminhões articulados elétricos possuem “potentes baterias de íon de lítio”. Dessa forma, a empresa diz que os veículos oferecem uma autonomia de 4 a 4,5 horas na maioria das aplicações ou de até sete horas, dependendo das condições de condução e da tarefa.

Os veículos também são compatíveis com carregadores rápidos, com capacidade máxima de 350 kW. Assim, podem repor de 20 a 80% da energia das baterias em cerca de uma hora.
Além disso, quando recarregados por fontes de energia renovável, as duas máquinas oferecem uma redução na emissão de CO2 de 84% (para o A30 Electric) e 90% (para o A40 Electric) em todo o seu ciclo de vida, em comparação com seus equivalentes a diesel.