Divisão da Volvo especializada em máquinas de grande produtividade, a Volvo Construction Equipment (Volvo CE) iniciou a oferta de sua nova geração de caminhões articulados na América Latina. Os primeiros modelos disponíveis no continente são o A45 e o A50, recém-apresentados na Europa. O A45 será produzido no Brasil, na unidade da marca em Pederneiras (SP), enquanto o A50 chegará importado da matriz sueca.
Ambos os modelos são projetados para aplicações severas, como mineração, pedreiras e grandes obras de infraestrutura. De acordo com a Volvo CE, o A45 e o A50 receberam uma nova transmissão, com a promessa de operação mais eficiente e suave. Outra atualização, a função Terrain Memory registra trechos escorregadios e ajusta automaticamente a tração e o bloqueio de diferencial. Além disso, o novo sistema Volvo Dynamic Drive adapta a seleção de marchas conforme as condições do terreno, atuando em conjunto com o controle de velocidade em descidas.
No caso do A50, a suspensão totalmente hidráulica aumenta a estabilidade e o conforto. Segundo a fabricante, isso ajuda a reduzir o tempo de ciclo — que inclui carregamento, deslocamento, descarga e retorno — ao permitir maior velocidade de deslocamento. Em outras palavras, o caminhão trabalha mais rápido. Os dois caminhões articulados da Volvo CE alcançam velocidade máxima de 57 km/h.
As cabines dos veículos também passaram por alterações. O painel frontal redesenhado melhora o campo de visão, enquanto as câmeras frontal e traseira, integradas ao display interativo, ampliam a visibilidade, informa o fabricante. O projeto atualizado ainda inclui novos corrimões, melhor iluminação e uma nova porta para facilitar o acesso dos motoristas aos caminhões.

Caminhões articulados com manutenção simplificada
De acordo com a Volvo CE, os novos caminhões articulados receberam mudanças no projeto que facilitam as tarefas de manutenção. Os novos modelos exigem, por exemplo, menores volumes de fluidos e têm intervalos maiores entre os engraxamentos de componentes. Assim, os veículos passam menos tempo parado. Ainda segundo o fabricante, essas alterações reduzem os custos de serviço das máquinas em até 6% ao longo de 12 mil horas de operação.
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Outros recursos disponíveis incluem o Haul Assist, que fornece dados em tempo real para evitar sobrecarga e desperdício de combustível. O sistema Connected Map permite rastrear a posição dos caminhões no local de operação. Já o CareTrack, solução de telemetria da Volvo CE, ajuda a monitorar o desempenho e o estado da máquina remotamente. Ademais, a marca oferece planos de serviço com contratos ajustáveis ao perfil de uso.



Ambos os modelos contam com arquitetura eletrônica atualizada, o que, de acordo com a fabricante, permite a incorporação de futuras tecnologias. Com isso, a Volvo CE pretende manter os equipamentos compatíveis com novos recursos e soluções ao longo da vida útil dos veículos.
Dados técnicos
O A45 tem capacidade de carga de 42.000 kg, com caçamba de 25,5 m³ e motor Volvo D16E, que entrega 476 cv de potência a 1.800 rpm e 257,5 mkgf de torque a 1.050 rpm. O peso bruto do caminhão é de 74.290 kg.

Já o A50 transporta até 45.000 kg, com caçamba de 27,8 m³. O motor é o Volvo D16J, com 524 cv a 1.900 rpm e torque de 280,4 mkgf a 1.100 rpm. O peso bruto do modelo é de 78.590 kg.