Depois da Europa, a Volvo Trucks venderá caminhões eletrificados nos Estados Unidos. Trata-se do VNR Electric, cuja produção em série começa nos EUA. O início da fabricação ocorrerá de forma simultânea nos dois continentes.
O Volvo VNR Electric é focado na distribuição regional. O modelo terá motores com potência equivalente a 455 cv. As baterias são de íons de lítio de 264 kWh. Para obter 80% de recarga, são necessários cerca de 70 minutos.
Com as baterias "cheias", a autonomia chega a 240 km. Isso, evidentemente, dependendo da configuração do caminhão. Há também sistema de recuperação de energia, que funciona com um dínamo. Em descidas, por exemplo, o dispositivo gera eletricidade para reabastecer as baterias.
Publicidade
Outro benefício é a operação silenciosa. O que traz mais conforto para os motoristas e contribui para reduzir o impacto sonoro da operação de transporte.
Volvo entrega solução completa
“O lançamento do VNR Electric é nossa resposta à necessidade concreta de nossos clientes em toda América do Norte”, diz o presidente da Volvo Trucks North America, Peter Voorhoeve. “Nosso modelo de negócio avalia tudo o que veículo de carga elétrico precisa para uma operação viável. Trabalhamos de forma conjunta com nossos clientes em um planejamento que, além do veículo, envolve um amplo sistema de suporte.”
A Volvo informa que está viabilizando a introdução do VNR Electric nos EUA por meio de parcerias estratégicas. Segundo informações da empresa, isso inclui a participação de projetos inovadores de validação.
“Esta é uma oportunidade de criar algo complemente novo e transformador", diz Roger Alm, presidente mundial da Volvo. "É impressionante ver o que está sendo feito junto a nossos parceiros nesta jornada na América do Norte. Estamos muito orgulhosos dessa colaboração.”
Projeto bem-sucedido
Algumas unidades do Volvo VNR Electric já vinham sendo utilizados na Califórnia. A operação faz parte de um projeto batizado de Volvo Lights. A iniciativa uniu agentes públicos e privados para desenvolver uma estrutura de suporte em larga escala para a operação de caminhões elétricos.
Em conjunto com operadores logísticos, o foco do projeto é criar um novo modelo de negócios. A base são a viabilidade comercial, manutenção de veículos e instalação de infraestrutura de recarga, além de treinamento para técnicos.
“Ao colaborar com outras 14 organizações no projeto Volvo Lights, nós ganhamos uma experiência fundamental para demonstrar a viabilidade do novo VNR Electric e de todo seu ecossistema de suporte operacional”, diz Voorhoeve. “Conhecemos profundamente todos os passos necessários para introduzir e operar caminhões elétricos. Por isso estamos muito confiantes em oferecer o Volvo VNR Electric para nossos clientes em toda a América do Norte”, afirma o executivo.
Na Europa, Volvo ajuda a identificar rotas para caminhões elétricos
A Volvo Trucks e a ICA Sweden, principal varejista de alimentos da Suécia, uniram forças para identificar possíveis rotas para veículos elétricos. Cooperações como essa deverão ser estendidas a outros clientes. O objetivo é reduzir as emissões durante o transporte de mercadorias.
A parceria é parte de um projeto que prevê a oferta de caminhões elétricos pesados na Europa a partir de 2021. Desde 2019, a Volvo oferece versões elétricas das linha FE e FL. Esses modelos são destinados a operações urbanas de transporte.
Na primeira etapa, a ICA Suécia e a Volvo Trucks vão analisar os fluxos de transporte da varejista. Isso para identificar possíveis rotas para veículos elétricos. E, portanto, tornar a operação mais producente.
CEO da ICA Suécia, Anders Svensson diz que a parceria com a Volvo Trucks está alinhada com a política ambiental da empresa. “Temos a responsabilidade de reduzir o impacto ambiental do transporte de nossas mercadorias. A cooperação com a Volvo Trucks permitirá aumentar o ritmo de desenvolvimento de soluções para reduzir nossas emissões.”
Volvo Trucks quer fomentar a eletrificação na logística
A ICA tem cerca de 1.300 lojas na Suécia é detém 36% de participação de mercado. A cooperação inclui o transporte rodoviário da ICA tanto nos centros urbanos quanto em rotas rodoviárias. As duas empresas vão trabalhar juntas para lançar as bases para soluções de transporte elétrico.
Para isso, farão uso de tecnologias existentes, bem como iniciarão testes e desenvolvimento de novas soluções. "Juntos, podemos acelerar a introdução de soluções de transporte eficientes e livres de combustíveis fósseis", afirma Alm. "A cooperação nos dará uma melhor compreensão de como os caminhões elétricos podem reduzir rapidamente as emissões de dióxido de carbono, sobretudo no transporte de grande fluxo."
Há tempos a ICA Suécia e a Volvo Trucks trabalham para reduzir o impacto ambiental de suas operações. O objetivo da varejista é ter um sistema de transporte rodoviário completamente livre de combustíveis fósseis até 2030.