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Volvo aumenta precisão de sistema que detecta distração e fadiga de motoristas

Nova versão do Driver Alert Support inclui uma câmera de rastreamento ocular que detecta de fadiga e possíveis distrações do motorista

Redação

28 de set, 2025 · 4 minutos de leitura.

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Sistema Driver Alert Support ganhou uma câmera ocular na parte frontal da cabine
Crédito:Volvo/Divulgação

A Volvo Trucks anunciou uma atualização em seu sistema Driver Alert Support (Sistema de Alerta ao Motorista), responsável por monitorar o estado de atenção dos motoristas de caminhão. Segundo o fabricante, a nova versão incorpora uma câmera de rastreamento ocular, além da já existente câmera frontal, elevando a precisão na detecção de fadiga e distração ao volante.

A câmera ocular fica instalada na parte superior do visor lateral da cabine. De acordo com a Volvo, o equipamento identifica sinais de distração com base na direção da visão do motorista. Já a câmera frontal monitora a trajetória do veículo em relação à faixa e ao acostamento, detectando comportamentos típicos de sonolência ou desatenção.

Além disso, quando o sistema identifica sinais preocupantes, o motorista recebe alertas visuais em forma de mensagens no painel e avisos sonoros. Caso o comportamento continue, os alertas se intensificam para aumentar as chances de reação.

O Driver Alert Support entra em funcionamento automaticamente quando o veículo é ligado, mas pode ser desativado por meio de um interruptor. A câmera ocular funciona a partir de velocidades acima de 18 km/h, o que evita interferências em situações de baixa velocidade. Segundo a Volvo, essas configurações seguem parâmetros técnicos definidos pela legislação europeia.

Detector de distração será obrigatório na Europa

A atualização no sistema de alerta ao motorista da Volvo já atende às novas regras de segurança da União Europeia. A partir de julho de 2026, todos os caminhões vendidos no países do bloco deverão contar com sistemas de Alerta Avançado de Distração do Motorista (ADDW).


Conforme anunciado pela montadora, o novo sistema será incluído como item de série nos caminhões pesados FH e FM e também nos médios FL e FE em mercados da União Europeia. Outros países do continente, como Noruega, Suíça e Reino Unido também receberão a tecnologia. Em outras regiões, a Volvo continuará oferecendo a versão atual do sistema, equipada apenas com a câmera frontal. A produção dos veículos com a atualização começa em novembro de 2025.

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