A Volvo desenvolveu o primeiro caminhão autônomo do Brasil. Já testado em operação real e, segundo a fabricante, comercialmente viável. Baseado em um modelo semipesado VM, usa tecnologias já disponíveis no Grupo Volvo. O veículo foi projetado como uma solução para eliminar perdas de produção ocasionadas pelo caminhão ao passar por cima das mudas remanescentes de cana-de-açúcar para a safra seguinte, o que impede que elas se tornem adultas.
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O problema gera prejuízo em torno de 12% da produção anual. Com a tecnologia o caminhão autônomo segue o traçado sem pisotear a área plantada, garantindo maior produtividade para a safra subsequente. Nas linhas da lavoura o caminhão roda de maneira autônoma com precisão de 2,5 centímetros na direção, exatidão que não seria alcançada pelo motorista.
O projeto de desenvolvimento teve início há pouco mais de um ano quando um grande cliente da montadora, a Usina Santa Terezinha, de Maringá (PR), uma das maiores exportadoras de açúcar o Brasil, procurou a Volvo atrás de uma solução para reduzir as perdas de sua produção.
O veículo foi desenvolvido pelos engenheiros da Volvo no complexo industrial da empresa em Curitiba (PR) com apoio de especialistas da marca na Suécia, além dos técnicos da Usina Santa Terezinha.
O VM autônomo é configurado como um caminhão de 6x4 e dotado de avançados equipamentos. Possui duas antenas GPS de alta precisão, diversos sensores, além de tecnologias utilizadas em outras divisões do grupo, como o Co-Pilot, da Volvo CE, o dispositivo de posicionamento do caminhão no mapa, da Volvo Penta, e o sistema de integração da arquitetura eletrônica, da Volvo Bus.
A novidade também utilizada o chamado RTK, Real Time Kinematics, para geolocalização. Por meio dele o sistema identifica detalhadamente a inclinação e o deslocamento do veículo, tanto da cabine quanto do chassi.