A Polônia vive atualmente um intenso processo de modernização de sua frota militar. E um dos destaques mais recentes desse movimento é a chegada do Volvo FMX 520 8×8 blindado. O modelo foi levado ao país especialmente para participar de uma série de apresentações e eventos voltados às forças armadas e autoridades de defesa.
O veículo, produzido pela Volvo Defense, foi flagrado na sede da Volvo Trucks Polska, em Młochów, próxima à Varsóvia, capital da Polônia. No local, a unidade militar estava sendo preparada para ser transportada a um evento militar. Assim que o caminhão deixou a oficina, chamou a atenção pela imponência e pelo ronco forte de seu motor. Ou seja, um som que remete aos clássicos turbodiesel das décadas de 1980 e 1990.
VEJA MAIS:
- Locação de caminhões na Scania cresce com alta da Selic, diz executiva
- Ford Pro cresce mais de 50% e aposta em veículos comerciais por assinatura no Brasil
- Volkswagen lidera caminhões semipesados 6x2 com linha Constellation
O coração é Euro 3
Seja como for, o FMX blindado é equipado com um motor turbodiesel de 13 litros, capaz de entregar 520 cv. Porém, homologado na norma Euro 3, o que garante operação simplificada em ambientes de alta severidade e sem as complexas tecnologias de pós-tratamento de emissões dos modelos civis modernos. O sistema de escapamento conta apenas com um silenciador convencional e saída elevada.

Apesar de seu uso militar, o modelo utiliza a conhecida transmissão automatizada I-Shift de 12 marchas da Volvo, comum em caminhões civis. Essa decisão oferece facilidade operacional, especialmente para operadores acostumados com os veículos comerciais da marca.
O FMX 520 conta ainda com suspensão mecânica nos oito eixos, todas equipadas com pneus 395/85 R20 de uso militar, integrados a um sistema central de controle de pressão. Esse recurso permite continuar a condução mesmo após perda de pressão nos pneus, característica essencial em operações táticas.
Ademais, a estrutura reforçada e as portas blindadas garantem proteção adequada para o uso em zonas de conflito e operações especiais. Como diferencial logístico, o caminhão dispõe de um sistema de braço de gancho hidráulico, desenvolvido para o transporte de contêineres intercambiáveis compatíveis com os padrões da OTAN. Assim, otimizando a flexibilidade e a mobilidade no campo de batalha.
Demonstrações
A primeira apresentação oficial do modelo às autoridades militares polonesas aconteceu durante a 14ª Conferência Científica Internacional “Tecnologias Inovadoras e Equipamentos Militares para as Forças Armadas Polonesas Modernas”, realizada entre os dias 19 e 21 de maio. Porém, ainda neste ano, o blindado deverá participar de outras feiras de defesa naquele país.