A Volta Trucks, startup de caminhões elétricos, anunciou falência na Suécia. Conforme a empresa, o pedido de falência de seu fornecedor de baterias, nos Estados Unidos, comprometeu seus planos. Assim, a companhia informa que isso comprometeu sua capacidade de produção. Como resultado, a Volta Trucks passou a ter dificuldade para obter novos investimentos.
Seja como for, esse não foi o único problema grave enfrentado pela companhia. Segundo a startup, os negócios envolvendo veículos elétricos ainda são limitados. Dessa forma, os investidores também estava, com dificuldade para conseguir financiamento para comprar esse tipo de caminhão.
LEIA MAIS
Publicidade
Acidentes com caminhões ocorrem mais durante o dia; entenda
Venda de caminhões e ônibus elétricos e a gás reage; veja os números
VW Delivery, Iveco Tector e Mercedes-Benz Accelo: os caminhões médios mais vendidos
Lançado em 2020, o Volta Zero foi o primeiro caminhão de 16 toneladas 100% elétrico do mundo. De acordo com a empresa, seu foco eram operações de distribuição em grandes centros urbanos. Assim, a autonomia, de até 200 quilômetros, seria suficiente.
Em comunicado, a diretoria da Volta Trucks lamentou a decisão. "Como todas as startups no setor de veículos elétricos, a Volta Trucks enfrentou desafios ao longo do caminho. A recente notícia de que a Proterra, fornecedor de baterias, entrou com pedido de falência teve impacto significativo em nossos planos".
Segundo a empresa, o potencial de vendas do caminhão elétrico era grande. "Testamos nosso caminhão em cinco países da Europa e recebemos boas avaliações. Assim, isso resultou em uma lista de clientes que desejam incluir o Volta Zero em suas frotas."
Investidores para a startup de caminhões elétricos
Segundo a agência Reuters, a startup já havia até definido uma fábrica na Áustria para fabricar seus caminhões. O objetivo era iniciar a produção em massa em breve. Porém, os planos foram por terra após o pedido de falência do fornecedor.
Seja como for, a empresa informa que havia recebido mais de 5 mil pedidos. Por fim, os administradores da Volta Trucks informam que nem tudo está perdido. Assim, a empresa teria recebido consulta de mais de 10 investidores interessados em comprar a startup.