A Volkswagen anunciou uma parceria com Enel X Way. A empresa de energia e mobilidade elétrica vai fornecer carregadores homologados para o e-Delivery, caminhão elétrico da marca alemã que é feito no Brasil. Dessa forma, a montadora passará a oferecer garantia adicional de bateria para os clientes que comprarem o carregador da Enel.
Segundo a montadora, a cobertura extra será possível porque os carregadores passaram por testes com engenheiros. Além disso, integram no pacote a instalação elétrica necessária.
LEIA MAIS
Caminhão Scania R 580 V8 6x4 ganha cabine bicuda feita por preparadora
Massa bruta: veja os caminhões populares mais parrudos do mundo
Contran libera transformar rodotrem de 9 eixos em super rodotrem de 11 eixos
Publicidade
O portfólio da Enel X Way tem desde carregadores de 7 kW em corrente alternada (AC) até 350 kW em corrente direta (DC). Os mais potentes permitem cargas completas de um automóvel em menos de 15 minutos. De acordo com a Enel, o objetivo da parceria é ajudar as montadoras a criar uma infraestrutura que dê segurança aos consumidores. Assim, fazer alianças com diversos setores que já perceberam esta transição é vista como inevitável.
Volkswagen mira parceiros
A Volkswagen Caminhões e Ônibus busca parceiros que colaborem com tecnologias de componentes desde do início do projeto do e-Delivery. Foi a forma de olhar para o ciclo de vida do produto. Esse foi o caso da Enel X Way, que colabora com fornecimento de soluções de recarga, bem como com prestação de serviços e gerenciamento dos pontos de carregamento.
"Temos uma equipe pronta para orientar os clientes sobre a melhor solução de carregamento e energia para a aplicação. Assim, garantimos o melhor custo total de operação", explica Walter Pellizzari, diretor de Estratégia Corporativa da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
À venda desde 2021, o caminhão elétrico e-Delivery conta com modelos de 11 e 14 toneladas, equipados com três ou seis módulos de bateria. Para a versão de 11t, o peso bruto total (PBT) é de 11.400 kg, com capacidade máxima de carga útil (somada à carroceria) de 6.800 kg. Por outro lado, o e-Delivery de 14t tem PBT 14.500 kg e capacidade para transportar 9.300 kg.