Redação

11/10/2022 - 5 minutos de leitura.

Volkswagen testa caminhão Constellation autônomo no Brasil

Constellation 31.280 8x4 que está em testes em operação de cana de açúcar é o primeiro caminhão autônomo da Volkswagen no País

Volkswagen Constellation autônomo já roda na cana Crédito: VWCO/Divulgação

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) está testando, no Brasil, o Constellation autônomo. Ou seja, um caminhão que pode rodar sem motorista. Segundo a empresa, trata-se de um Constellation 31.280 8x4. O modelo atua na operação de colheita de cana da Raízen, no interior de São Paulo. Porém, como o sistema ainda é experimental, por ora sempre vai haver um motorista a bordo.

A informação foi divulgada durante o lançamento das atualizações da linha de caminhões da VWCO. Agora, todos os modelos da Volkswagen atendem o Proconve P8. A nova fase do programa brasileiro de controle de emissões de poluentes é equivalente ao Euro 3. As regras são mais restritivas e entram em vigor em janeiro de 2023.

Leia também: Scania lança caminhões com motores Euro 6 mais potentes e econômicos

Continua depois do anúncio

Seja como for, o sistema do Constellation 31.280 8x4 é similar ao de outros caminhões autônomos que já estão em operação no Brasil. É o caso do Mercedes-Benz Axor e do Volvo VM. Assim, com a ajuda de radares, câmeras e sensores, o caminhão mantém a trajetória e a velocidade definidas previamente. Bem como reconhece placas de sinalização e obstáculos, além de pedestres e animais, por exemplo.

Volkswagen desenvolveu vários sistemas

De acordo com a Volkswagen, o Constellation autônomo também tem direção com assistência elétrica. Bem como sistema de geoposicionamento em tempo real. O dispositivo utiliza o navegador GPS para identificar a posição do veículo e garantir que a rota será seguida. Conforme a fabricante, o equipamento é extremamente preciso e pode ter variação de apenas 2,5 cm.

Isso evita o esmagamento de mudas e reduz as perdas. Para garantir a segurança, o motorista pode retomar o comando do caminhão a qualquer momento. Além disso, é possível fazer ajustes na operação. Dá para, por exemplo, reduzir ou aumentar a velocidade por meio de teclas no painel de controle.


Constellation 31.280 8x4 está em testes na colheita de cana; Foto: Volkswagen Caminhões e Ônibus

Câmeras no lugar dos retrovisores

Outro destaque do caminhão são as câmeras no lugar dos retrovisores convencionais. De acordo com a Volkswagen, isso garante visão de 360°. Bem como boa visibilidade durante a noite. A área de engenharia da marca desenvolveu a plataforma de integração dos sistemas de automação.

Assim como reforçou a parte estrutural do modelo. Nesse sentido, os eixos dianteiros têm capacidade de 8 toneladas e os traseiros, com redução de cubo, 13 t. Assim, o peso bruto total (PBT) é de 42 t. Além disso, o Constellation 31.280 8x4 tem pneus de alta flutuação, que reduzem a compactação do solo e aumentam a capacidade de tração.


VWCO/Divulgação

Da mesma forma, os eixos têm bitola mais larga, de de 3 metros. O motor é o MAN D08 de 280 cv de potência e a transmissão é automatizada de 12 velocidades. Outros destaques são o sistema auxiliar de partida em rampa (HSA).

Há ainda o chamado kit canavieiro. O pacote inclui grade de proteção frontal, escapamento vertical, pré-filtro agrícola e proteção inferior do radiador. Além de protetor de alternador contra palha e térmico das tubulações do sistema pneumático, tela de proteção do radiador, tomada de força, entre outros.


Notícias relacionadas

Notícias

Caminhões pesados passarão por novos testes de impacto

Notícias

Volkswagen começa produção na Argentina e quer mercado da Mercedes-Benz

Lançamentos

Caminhões Scania P ganham caixa G25 do Super e ficam mais leves

Mercado

Volvo FH 540 vende o dobro do Scania R 540 Plus; veja o ranking