A Volkswagen Caminhões e Ônibus celebra os cinco anos do lançamento do Meteor, seu primeiro extrapesado no Brasil. Apresentado em 2020 de forma 100% virtual (por causa da pandemia) para jornalistas e clientes, o modelo vem conquistando espaço em um dos segmentos mais competitivos do transporte rodoviário. Desde então, o Meteor soma mais de 16 mil unidades emplacadas no País.
Além disso, o Meteor consolidou presença em outros mercados, como Argentina, Costa Rica, Panamá, Paraguai e Uruguai, de acordo com a Volkswagen. "Os caminhões Meteor representam os maiores veículos já desenvolvidos pela Volkswagen Caminhões e Ônibus”, diz o presidente e CEO da VWCO, Roberto Cortes.
VEJA MAIS:
- Mercedes-Benz Sprinter Street 317; como anda o furgão com novo motor
- Volvo FH x Iveco S-Way: veja as diferenças entre os caminhões de 540 cv
- Mercedes-Benz disputa a liderança com Volvo entre caminhões elétricos
Investimento bilionário e cabines de primeira classe
Conforme a fabricante, para desenvolver a família Meteor, composta pelos modelos 28.480 6x2 e 29.530 6x4, foram investidos mais de R$ 1 bilhão. Assim, esses recursos incluíram pesquisa e desenvolvimento, bem como a construção de uma linha de montagem de cabines na fábrica de Resende, no sul fluminense.
Conforme a marca, a cabine do modelo oferece conforto de primeira classe. Nesse sentido, há banco do tipo premium com cinto de segurança integrado. Assim como suspensão pneumática com quatro bolsões de ar e painel de instrumentos digital.
Tecnologia, eficiência e personalização para cada aplicação
Outro destaque são os recursos de conectividade. O Meteor traz o sistema RIO, que fornece relatórios detalhados e soluções sob medida ao gestor de frota de acordo com o tipo de operação. Conforme a VWCO, isso contribui para reduzir o custo total de operação (TCO) em até 5%.
Além disso, o modelo pode receber até oito bolsões de ar e tem três opções de distância entre os eixos. Ou seja, de 3.200, 3.400 ou 3.600 mm, o que permite distribuir a carga de forma mais eficiente de acordo com o tipo de implemento.

Mais segurança com o freio retarder
Desde 2024, a linha Meteor passou a contar com freio retarder, considerado como o mais potente do mercado. Segundo a Volkswagen, o sistema atua de maneira independente e reduz significativamente o desgaste dos freios de serviço. Com seis estágios, pode ser operado de forma automática ou manual.
Dessa forma, garante eficiência, confiabilidade e segurança em descidas prolongadas, de acordo com a fabricante. A potência combinada de frenagem chega a 1.225 cv. Além disso, o motor D26 13 litros e a transmissão automatizada de 12 marchas garantem ótimo desempenho.
Liderança do modelo 28.480 6x2 em vendas
Assim, o VW Meteor 28.480 6x2 se consolidou como o preferido dos transportadores, informa a marca. Até julho de 2025, essa versão teve 900 unidades emplacadas. Com isso, lidera as vendas da linha.