O segmento de transporte de bebidas, tradicionalmente dominado por caminhões semipesados 4x2, vive um momento de forte disputa entre Volkswagen Caminhões e Mercedes-Benz. Com produtos voltados para aplicações urbanas e de curtas distâncias, as duas fabricantes posicionam seus modelos em faixas de preço e configuração técnica muito próximas. Assim, acirrando a concorrência nas vendas diretas para grandes frotistas e distribuidoras.
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Nesse sentido, de janeiro a maio de 2025, a Mercedes-Benz liderou o segmento com 1.208 unidades do Atego 1719 comercializadas, enquanto a Volkswagen negociou 1.031 unidades do Constellation 17.210 no mesmo período. Os números refletem a força comercial das marcas nesse nicho.
Foco operacional e diferenças técnicas marcam os modelos
Apesar de atuarem na mesma faixa de Peso Bruto Total (PBT) de 16 toneladas, os caminhões apresentam algumas diferenças técnicas. Ou seja, podendo pesar na decisão de compra conforme a operação.
Dessa forma, o Volkswagen Constellation 17.210 é equipado com motor D0834LF08 de 4,58 litros, entregando 205 cv a 2.300 rpm e torque de 75 mkgf. A transmissão é manual de seis marchas FS 5406A e o caminhão conta com freio-motor de cabeçote.

Além disso, o modelo usa suspensão dianteira e traseira com molas semielípticas, além de amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora. O PBT legal é de 16.000 kg, mas pode chegar a 23.000 kg com terceiro eixo. Já o CMT e PBTC são de 27.000 kg.
Do outro lado, o Mercedes-Benz Atego 1719 traz motor OM 924 LA de 4,8 litros, com 185 cv a 2.200 rpm e torque de 71 mkgf, um pouco inferior frente ao competidor. O grande diferencial está na transmissão, com a opção da automatizada PowerShift de oito marchas, que entrega mais conforto na operação urbana. Mas de série o modelo conta com a G90, manual, de seis marchas.
Assim como o rival, oferece freio-motor Top Brake e controle de estabilidade ESC por força de lei. O PBT homologado também é de 16.000 kg, com PBTC/CMT de 27.000 kg.
Ambos os caminhões saem de fábrica com freios a tambor, ABS, controle de tração e assistente de partida em rampa (Hill Holder). Do mesmo modo, as cabines são do tipo estendida, com espaço para descanso básico e configuradas para transporte urbano de distribuição.
Preço competitivo e estratégia comercial definem o mercado

O preço final também influencia a decisão dos frotistas. Atualmente, o Volkswagen Constellation 17.210 custa R$ 551.000. Enquanto o Mercedes-Benz Atego 1719 parte de R$ 521.336. Mesmo com valores próximos, as diferenças em motorização, câmbio e pacote de itens de série impactam na negociação.
A preferência pelo Atego se deve, em parte, ao preço mais convidativo. Mas também na oferta de câmbio automatizado sem pedal de embreagem mesmo como opcional. Fator valorizado nas operações urbanas por reduzir o cansaço do motorista e otimizar o consumo de combustível em regimes de paradas frequentes.
Por outro lado, o Constellation se destaca pela potência superior. Portanto, com mais flexibilidade para receber terceiro eixo, aumentando o PBT homologado para 23.000 kg. Em outras palavras, atributo mais valorizado em algumas operações regionais.
Ficha técnica
Item | Volkswagen Constellation 17.210 | Mercedes-Benz Atego 1719 |
Motor | D0834LF08 4,58L 205 cv | OM 924 LA 4,8L 185 cv |
Torque | 760 Nm @ 1.200–1.700 rpm | 700 Nm @ 1.200–1.600 rpm |
Câmbio | Manual 6 marchas FS 5406A | Automatizado PowerShift 8 marchas |
PBT legal | 16.000 kg | 16.000 kg |
PBT c/ 3º eixo | 23.000 kg | Não disponível |
PBTC / CMT | 27.000 kg | 27.000 kg |
Freios | Tambor nas quatro rodas + ABS + ESC | Tambor nas quatro rodas + ABS + ESC |
Freio motor | Cabeçote | Top Brake (cabeçote) |
Rodas e Pneus | 275/80 R22,5 | 275/80 R22,5 |
Suspensão dianteira | Molas semielípticas + amortecedores | Molas parabólicas + amortecedores |
Suspensão traseira | Semielíptica + molas auxiliares | Trapezoidal |
Preço | R$ 551.000 | R$ 521.336 |
Vendas jan-mai 2025 | 1.031 unidades | 1.208 unidades |