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Volkswagen e-Delivery de 11 toneladas receberá atualização na Fenatran

Para dobrar vendas do e-Delivery no Brasil, Volkswagen promoverá melhorias na versão de 11 t do caminhão elétrico

Andrea Ramos, de Resende, RJ

26 de set, 2024 · 7 minutos de leitura.

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Volkswagen e-Delivery de 11 chegará à Fenatran com atualizações
e-Delivery
Crédito:VWCO/Divulgação
Volkswagen e-Delivery de 11 chegará à Fenatran com atualizações

Desde o seu lançamento, em 2021, os caminhões elétricos Volkswagen e-Delivery já somam 400 unidades vendidas no País. Neste ano, a marca emplacou um pouco mais de 100 unidades até agosto. E deve encerrar 2024 com mais 100 a 150 vendas.

Mas a expectativa para o próximo ano é aumentar as vendas e, assim, fechar com mais de 250 caminhões elétricos emplacados. E para avançar nisso, a VWCO apresenta novidades para o e-Delivery de 11 toneladas.

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Novidades técnicas

O modelo terá um novo motor elétrico de 280 kW (375 cv). O que proporciona um aumento de 7% no torque, que passa para 237,7 mkgf disponíveis desde a partida.

Essa performance aprimorada garante maior força e capacidade de resposta. O que vai otimizar a operação. O e-Delivery 11 tem PBT de 11,4 t e outra novidade está no seu PBTC e CMT de 15.000 kg, com capacidade de reboque de 3.600 kg, a maior da categoria em elétricos.

Essa configuração, aliada à redução de peso nos componentes do e-Delivery, eleva a capacidade de carga útil para 6.300 kg. Além disso, outra novidade é o e-PTO (Power Take-Off) de fábrica.


O componente, projetado para diversas aplicações, traz capacidade de até 30 kW (40 cv) de potência. Assim, é capaz de atender implementos do tipo baú carga geral às especiais como de manutenção de redes elétricas de alta tensão.

Volkswagen e-Delivery de 11 chegará à Fenatran com atualizações
Novidades chegam para a versão de 11 t, mas o e-Delivery 14 é o mais vendido - VWCO/Divulgação

Este sistema permite o uso da energia elétrica das baterias para alimentar componentes auxiliares, como guindastes, bombas e compressores, resultando em uma maior eficiência energética. Em outras palavras, segundo a VWCO o modelo pode receber em torno de 30 tipos de carrocerias. Nesse sentido, o e-Delivery 14 também pode receber os mesmos tipos de implementos.


A bordo

No quesito conforto, a suspensão pneumática integral no eixo traseiro garante uma condução mais suave e segura. A nova geração conta ainda com freios eletrônicos (EBS) e sistema de controle de estabilidade eletrônico (ESC), proporcionando maior performance e segurança em frenagens e manobras.

Conforme publicado pelo Estradão, os Volkswagen Meteor chegam de série com novo pacote Higline. Ou seja, com painel digital e multimídia. E para as demais famílias, como o Constellation, Delivery e o e-Delivery, a novidade é opcional.

Dessa forma, além de todos os recursos do pacote Prime pode o caminhão elétrico pode receber painel de instrumentos 100% digital e central multimídia. Nessa configuração, o modelo oferece ampla gama de informações ao operador. Desde a recarga das baterias até informações sobre consumo e regeneração da energia para as baterias.


O já conhecido sistema de regeneração segue presente no novo caminhão. Assim, recupera até 40% da energia nas desacelerações, o que aumenta a eficiência e a economia de bateria. O modelo vem com opções de três ou seis pacotes de bateria. No pacote com mais baterias, a autonomia é de até 250 km.

Volkswagen se prepara para dobrar as vendas em 2025

Conforme o vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da VWCO, Ricardo Alouche, essas novidades trazidas para a versão de 11 t vão ajudar a impulsionar as vendas para o próximo ano porque o custo total de operação dele chega mais baixo que o e-Delivery atual.

"O custo total de operação para o cliente com esse novo modelo vai reduzir em cerca de 10%. Isso acontece graças ao novo motor e às melhorias nas baterias, que estão mais leves”, diz.


Outra ferramenta que neste ano foi de grade valia para os emplacamentos do e-Delivery, portanto, deve colaborar no próximo ano, é a locação, e por meio do Volkswagen Truck Rental. Neste ano, a empresa da marca locou 80 unidades do caminhão.

“Por meio do Volkswagen Truck Rental, o cliente pode degustar o veículo. Entender a operação com o caminhão elétrico e identificar se atende às suas necessidades”.

Por fim, Alouche acredita que com a taxação de veículos elétricos importados, aumentando o preço desses modelos, a concorrência ficou menos desigual. O que ajuda na maior competitividade dos modelos da marca frente aos demais concorrentes.


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