Notícias

Volkswagen Delivery celebra 20 anos com mais de 200 mil vendas

Criado para atender às demandas do transporte urbano, o Volkswagen Delivery evoluiu em tecnologia, capacidade de carga e versões para manter duas décadas de liderança

Andrea Ramos

04 de ago, 2025 · 11 minutos de leitura.

Publicidade

Volkswagen Delivery celebra 20 anos com mais de 200 mil emplacamentos
Familia_delivery_capa
Crédito:Fotos: VWCO
Volkswagen Delivery celebra 20 anos com mais de 200 mil emplacamentos

O Volkswagen Delivery nasceu em 2005 com a missão clara de atender às crescentes necessidades de transporte urbano. Na época, a demanda por veículos VUC (Veículos Urbanos de Carga) nos grandes centros crescia rapidamente. Afinal, as empresas buscavam mais versatilidade e capacidade de carga em veículos compactos.

Diretor de vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Sérgio Pugliese, lembra que a família Delivery surgiu como uma evolução natural da linha de leves que a marca já produzia desde os anos 1980. “Nós já tínhamos veículos de 6 e 7 toneladas. Mas em 2005 vimos a oportunidade de criar algo mais completo e adequado para as cidades. Assim nasceu a família Delivery, com modelos como o 5.140, ainda equipados com motores Euro 3. E mais tarde, o 8.150, já com motor Euro 5”, explica.

VEJA MAIS:

Todavia, desde a estreia, a linha se destacou pela versatilidade. Podendo trafegar com agilidade em áreas restritas, mas também percorrer distâncias médias com eficiência. Isso fez com que se tornasse referência entre transportadores urbanos. Sobretudo, os que precisavam atender regiões de trânsito intenso.

Mudança de geração e liderança consolidada

A liderança do Delivery ficou ainda mais sólida a partir de 2017, quando a Volkswagen Caminhões lançou uma nova geração totalmente redesenhada. A estreia aconteceu na Fenatran daquele ano, e os modelos começaram a ser entregues em 2018.


Volkswagen Delivery celebra 20 anos com mais de 200 mil emplacamentos
O VW Delivery 5.140 foi o primeiro sucesso da gama ainda na geração Euro 3 - Fotos: VWCO

“Já éramos líderes no segmento e mesmo assim decidimos mexer na linha. Mudamos tudo. Ou seja, cabine, trem de força, capacidade de carga etc. A cabine ficou mais moderna e confortável, com espaço interno maior e melhor ergonomia. O resultado foi positivo. Afinal, já no primeiro ano, o Delivery de 9 e 11 t já se tornaram líderes de venda nos seus segmentos”, conta Pugliese.

Assim, a decisão se mostrou acertada. O Delivery 11.170, lançado em 2018, rapidamente desbancou concorrentes e ocupou um espaço deixado pela saída da Ford do segmento. O modelo trouxe maior capacidade de carga e eixo reforçado, atendendo empresas que precisavam transportar volumes expressivos. Em pouco tempo, a família Delivery voltou a liderar o mercado de leves e médios no Brasil.

Versatilidade: do Express ao 13 toneladas

A grande força do Delivery está na diversidade de versões, que atendem desde pequenos empreendedores até grandes embarcadores. Nesse sentido, o Delivery Express, modelo de entrada da linha, pode ser conduzido com CNH categoria B por ser classificado como caminhonete. Ele tem apenas dois pneus traseiros e airbag de série, item obrigatório por lei.

“É um veículo ágil, ideal para os grandes centros. Apesar de leve, ele alcança 130 km/h com facilidade. O que exige atenção dos motoristas”, comenta Pugliese.


Já o Delivery 6 toneladas atende clientes que precisam de mais capacidade de carga sem perder a versatilidade urbana. Segundo o executivo, o modelo faz sucesso entre locadoras e empresas de distribuição de produtos leves e volumosos, como a PepsiCo.

Por sua vez, os modelos de 9 e 11 toneladas figuram entre os mais vendidos do mercado, cada um atendendo perfis distintos. Ou seja, o Delivery 9-180 é bastante procurado por locadoras que o destinam a operações variadas, inclusive com baús refrigerados ou blindados. Já o 11-180, por outro lado, é a escolha de quem precisa de mais robustez e capacidade de carga. Afinal tem cerca de duas toneladas a mais que o 9.

Completando a linha, o Delivery 13 toneladas nasceu de uma demanda das empresas de bebidas, como Ambev e Fensa, que precisavam transportar seis pallets de produtos com facilidade. Ele também atende setores como construção civil e transporte de vidro graças o bom arranjo de suspensão de cabine.

Volkswagen Delivery celebra 20 anos com mais de 200 mil emplacamentos
Sérgio Pugliese afirma que haverá novidades para a linha Delivery no futuro - Fotos: VWCO

e-Delivery: o futuro elétrico da linha

Atenta às novas demandas de sustentabilidade, a Volkswagen Caminhões lançou em 2021 o e-Delivery, versão elétrica do modelo. Inicialmente oferecido nas versões de 11 e 14 toneladas, a linha atende principalmente operações urbanas.


No entanto, segundo Pugliese, a tendência é que a linha elétrica se amplie para versões com maior capacidade de carga. “As empresas querem veículos que carreguem mais e andem mais, porque isso acelera o retorno do investimento. Já temos estudos para atender essa demanda”, afirma.

Apesar do avanço tecnológico, a eletrificação ainda enfrenta desafios no Brasil. Principalmente pela falta de infraestrutura de recarga rápida e pelos custos elevados de aquisição.

“O transportador quer saber quando o veículo vai se pagar. Mas hoje ainda existe uma incógnita em relação ao valor de revenda de um caminhão elétrico após sete anos”, comenta Pugliese.

Concorrência acirrada, mas liderança mantida

Seja como for, com 20 anos de história, o Volkswagen Delivery segue soberano no segmento. Concorrentes asiáticos e tradicionais tentam ganhar espaço. Mas a família Delivery mantém a liderança com o portfólio mais diversificado do mercado.

“A concorrência é saudável, mas mesmo com os lançamentos recentes, ninguém conseguiu tirar a nossa coroa. O Delivery é um veículo moderno, confortável e seguro. Ele se comporta como um automóvel e está sempre à frente no quesito inovação”, diz Pugliese.


Assim, a família Delivery é um dos pilares do sucesso da Volkswagen Caminhões no Brasil. Com versões a diesel e elétricas, atende múltiplos perfis de operação e se mantém como a principal referência no transporte urbano. A marca já estuda novidades em design e capacidade de carga para os próximos anos. Dessa forma, reafirmando o compromisso de manter o modelo atualizado e competitivo.

Volkswagen Delivery celebra 20 anos com mais de 200 mil emplacamentos
A linha e-Delivery este ano ganhou novidades como painel renovado e mais autonomia - Fotos: VWCO

Linha Volkswagen Delivery para atender diferentes operações

A linha Delivery tem mais de 220 mil veículos produzidos. Mas aproximadamente 200 mil unidades foram emplacadas no País, sendo que a primeira geração, que esteve presente no mercado por 12 anos, respondeu por 100 mil emplacamentos.

  • Delivery Express (3,5 t): caminhonete urbana enquadrada em CNH B, equipada com airbag e sistema leve. É o modelo de entrada ideal para entregas rápidas nos centros urbanos.
  • Delivery 6 t: roda com carga mais densa ou volume, ideal para distribuidoras, locadoras e empresas de bebidas. Alguns clientes adaptam a cabine com sofá-cama para deslocamentos com pernoite.
  • Delivery 9 t: modelo best seller de vendas no segmento de leves. Assim como em diversidade de usos, sendo famoso entre locadoras e para cargas refrigeradas ou blindadas. Baú longo com carga leve é seu forte.
  • Delivery 11 t: o caminhão mais vendido do Brasil nos primeiros seis meses do ano, com 3.069 emplacamentos. Assim, sendo uma opção urbana ou interurbana no transporte. Muito usado por empresas de bebidas, atacadistas e transporte pesado urbano.
  • Delivery 13 t: nasceu da necessidade das empresas de bebidas (Ambev, Fensa) de transportar seis pallets (em torno de 7,.200 kg). Além disso, atende ainda outros setores como construção civil e transporte de vidro. Suspensão de feixe de mola garante robustez urbana.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião