A Volkswagen Caminhões oferece uma das famílias mais populares do Brasil. Trata-se do Constellation, lançado no mercado brasileiro há 19 anos e que soma mais de 15 vendas. A família conta com opções nos segmentos de médios, semipesados e pesados. Seja como for, algumas opções são bem parecidas, como a 26.260 6x2 e a 26.320. Portanto, a escolha vai depender do tipo de operação a que se destina.
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Ou seja, os modelos compartilham peças e componentes bem conhecidos no mercado brasileiro. Como o motor MAN, a transmissão, que pode ser Eaton ou ZF, e o eixo Meritor, por exemplo. Porém, cada tipo de caminhão vai melhor em tipo de operação.
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Destaque de vendas está nos semipesados
Nesse sentido, mesmo a Volkswagen ter perdido a liderança nos últimos meses, a linha semipesada da marca é de longe a mais popular nas vendas com o Constellation. E dois modelos estão chamando a atenção do mercado justamente por isso.
Dessa forma, o Constellation 26.260 6x2 teve 1.191 emplacamentos em 2023. Portanto, o modelo mais vendido até o momento no segmento, quando se trata de caminhões Euro 6.
O 26.260 vai do urbano ao vocacional
Seja como for, o 26.260 6x2 começa a se popularizar nas vendas, em um momento em que o setor varejista começa a reagir. O setor é um dos que mais consome veículos semipesados. Tendo a preferência do 26.260 6x2 nas curtas e médias distâncias.
Segundo o supervisor de marketing de produto Volkswagen, Paulo Razori, o Constellation 26.260 6x2 é o modelo voltado às operações urbanas e intermunicipais. Todavia, o executivo lembra que o segmento de vocacionais também compra esse modelo.
Dessa forma, para atender esse cliente, o caminhão conta com o pacote Robust. Ou seja, para-choque mais curto, maior ângulo de ataque e bancos em couro sintético. Nesse sentido, esse banco está disponível para toda linha. Há ainda ar-condicionado de série.
A cabine pode ser estendida, leito teto baixo e leito teto alto. E o cliente também conta com opções de bancos para um ou dois passageiros.
Tecnicamente preparado para o uso misto
Assim, apesar da menor potência, o motor é adequado ao perfil de atividade. Nesse sentido, o modelo conta com motor MAN D08, de seis-cilindros em linha. E que desenvolve potência de 255 cv a 2.200 rpm, bem como torque de 97 mkgf de 1.000 a 900 rpm.
A transmissão pode ser a manual de nove velocidades da ZF. Ou a opção, Eaton também manual de seis marchas, com overdrive.
Todavia, para suportar tanto o ambiente rodoviário como o misto, na suspensão dianteira há molas parabólicas, amortecedores de dupla ação e barra estabilizadora. Contudo na parte traseira o eixo rígido motriz conta com sistema auxiliar tipo balancin com suspensor eletropneumático. Além de molas semielípticas.
Além disso, o Constellation 26.260 trucado conta com distância entre os eixos de 3.560 mm, 4.800 mm e 5.207 mm. Assim, possibilitando atrelar diversos tipos de implementos.
Constellation 26.320 tem seu foco na rodovia
O Constellation 26.320 chega com o desafio de herdar o mesmo sucesso de vendas dos seus antecessores 24.280 Euro 5 e 24.250 Euro 3. Os dois últimos, chegaram a ser líderes totais de vendas no mercado de caminhões.
Nesse sentido, para se ter uma ideia, durante todo o ano de 2023, o Constellation 24.280 vendeu 1.917 unidades. Ou seja, mais que o dobro em relação ao seu sucessor que teve apenas 834 emplacamentos. Portanto, ficando fora do ranking dos mais vendidos.
Seja como for, o 26.320 é um modelo direcionado às atividades rodoviárias de longas distâncias. E seu principal atributo, além do motor Euro 6, que chega a ser até 8% mais, é a capacidade de carga de 1,5 t em relação ao seu antecessor.
O Constellation 26.320 tem predicados para conquistar os profissionais do varejo, que atuam nas longas distâncias. Do mesmo modo, o autônomo como verdureiro que carrega das fazendas aos Ceasas das grandes capitais.
Seu motor é mais potente. Ou seja, um MAN D08 de seis-cilindros em linha e 7 litros. O modelo, assim como seu irmão, traz sistema SCR e catalisador de oxidação de diesel (DOC). Bem como filtro de material particulado (DPF).
Além da nova tecnologia que reduz os gases de poluentes, o caminhão ganhou 40 cv de potência. Portanto, gera 320 cv. No mesmo sentido, o torque cresceu 13% e passou de 107 mkgf para 122,4 mkgf a partir das 1.200 rpm.
ZF Traxon como novidade
Além disso, o caminhão conta com a transmissão automatizada ZF Traxon de 12 velocidades. Que na VWCO é chamado de V-Tronic. Assim, tornando confortável as viagens mais longas Entre as soluções com a nova caixa estão o Ecoroll, espécie de "banguela", que automaticamente coloca o câmbio em neutro para reduzir o consumo e as emissões.
Há ainda o modo manobra, que controla a velocidade, rotação do motor e modulação da embreagem. Dessa forma, também evita acelerações desnecessárias. E o kick-down, que entra em ação quando o motorista pisa rapidamente e fundo no acelerador, a caixa passa para a marcha abaixo.
O Constellation 26-320 também tem novo painel que traz mais de 70 funções. Além disso, o cliente pode personalizar as principais opções de acordo com seu tipo de operação.
Vale lembrar que o modelo ainda tem as opções de cabine. Ou seja, estendida, leito e curta, conforme a necessidade do transportador. Com as opções entre os eixos de 4.800 mm e 5.207 mm. O sistema de suspensão também é o mesmo do Constellation 26.260.
Em relação à segurança, o modelo conta com controles eletrônicos de estabilidade e tração. Bem como freios com antitravamento ABS e distribuição das forças de frenagem (EBD).
Ficha técnica 26.260
Aplicação | Urbana, uso misto e curta distância |
Motor | MAN D08 225 cv a 2.200 rpm, 97 mkgf de 1.000 a 1.900 rpm |
Transmissão | FSO 6406, manual, 6 marchas |
Entre-eixos (mm) | 3.560, 4.800 e 5.207 |
Suspensão dianteira | Molas parabólicas |
Suspensão traseira | Eixo rígido |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 6.900/7.100/7.140 |
PBT (kg) | 23.000 |
PBTC (kg) /CMT (kg) | 35.000 |
Capacidade em rampa PBT (%) | 35 |
Ficha técnica 26.320
Aplicação | Rodoviária |
Motor | MAN D08 320 cv a 2.200 rpm, 122,4 mkgf de 1.000 a 1.900 rpm |
Transmissão | V-Tronic (Traxon) automatizada, 12 marchas |
Entre-eixos (mm) | 4.800 e 5.207 |
Suspensão dianteira | Molas parabólicas |
Suspensão traseira | Eixo rígido, escada com longarinas duplas |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 7.262 / 7.335 |
PBT (kg) | 23.000 |
PBTC (kg) /CMT (kg) | 35.000 |
Capacidade em rampa PBT (%) | 35 |