A Volkswagen Caminhões e Ônibus revelou nesta quinta-feira (1), que vai iniciar os testes do e-Delivery de 17,3 toneladas de PBT (Peso Bruto Total). Assim, a Volkswagen inaugura um novo segmento na sua linha de caminhões 100% elétricos. Até então, a marca oferecia versões de até 14 t de PBT.
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O e-Delivery 17 vai ser testado em vias urbanas de São Paulo. Segundo da marca, o modelo chega para atender operações que demandam alta densidade de carga em veículos compactos urbanos. Portanto, o modelo vai atuar na distribuição de bebidas com até oito pallets.
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Embora tenha maior capacidade, graças as dimensões, o novo e-Delivery pode atuar em zonas de restrição de circulação. Ou seja, trata-se de um veículo urbano de carga, ou VUC. De acordo com a fabricante, o caminhão tem eixo dianteiro, chassi e suspensões reforçados. Além disso, a tração é 6x2.
e-Delivery tem autonomia de 180 km
Entre os destaques, o caminhão tem plataforma de carga baixa, de modo a facilitar as operações de carga e descarga. No mesmo sentido, conta com suspensão a ar integral. Bem como com rodado duplo nos dois eixos traseiros.
O veículo traz também uma nova configuração de baterias. De acordo com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, são quatro ou seis pacotes. Assim, a autonomia entre as recargas é de até 180 quilômetros.
VWCO ampliará presença global
Segundo o presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes, a empresa também vai ampliar sua presença no mercado internacional. Para isso, em 2023 a empresa planeja investir nos quatro continentes. Portanto, vai abrir escritórios regionais e buscar oportunidades de negócios também fora do Brasil.
Além disso, a ideia é consolidar a presença em regiões onde já atua. Ou seja, em mercados como a América do Sul e países da África. A primeira etapa inclui investimentos na Argentina, onde a companhia celebrará 25 anos em 2023. Assim, a VWCO não descarta buscar a liderança de vendas no país vizinho.
Em seguida, a empresa quer disputar mercados como o Oriente Médio e o restante da África. Entre as apostas está o Marrocos. Bem como o Sudeste Asiático, em países como Tailândia e Indonésia, por exemplo.
“Após mais de quatro décadas levando produtos para mais de 30 países, decidimos dar mais um passo firme rumo à globalização da VWCO. Pretendemos criar uma estrutura regional própria, garantindo ao cliente final mais proximidade com a marca”, diz Cortes.