Notícias

Volkswagen Caminhões vai testar Constellation a biometano com clientes

O Constellation 26.280 foi um dos destaques da Volkswagen Caminhões na última Fenatran e vai entrar em testes no início do ano que vem

Andrea Ramos

19 de nov, 2024 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

Volkswagen Caminhões vai testar Constellation a biometano em clientes
Volkswagen Caminhões vai testar Constellation a biometano em clientes
Crédito:Andrea Ramos/Estradão
Volkswagen Caminhões vai testar Constellation a biometano em clientes

O Constellation 26.280 movido a biometano vai entrar em testes no início de 2025. Vale lembrar que o modelo foi apresentado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) durante a 24ª Fenatran, realizada de 4 a 8 de novembro no São Paulo Expo, na zona sul da capital paulista. O modelo mostrado na feira era da versão Compactor. Ou seja, para operações de coleta e transporte de resíduos sólidos.

Conforme o supervisor de engenharia da VWCO, Caio Coelho, o caminhão é uma demanda do segmento. Assim, o objetivo é reduzir as emissões de poluentes nesse tipo de operação. Segundo a marca, o modelo com motor a biometano emite até 90% menos dióxido de carbono equivalente (CO2e). Trata-se de uma medida internacional resultado da multiplicação das toneladas emitidas de gases de efeito estufa pelo seu potencial de gerar aquecimento global.

Volkswagen Caminhões vai testar Constellation a biometano em clientes
Na Fenatran a VWCO apresentou a versão do caminhão 6x2, mas em breve vai ter a versão 4x2 - Andrea Ramos/Estradão

VEJA TAMBÉM
Marcopolo Nomade é o primeiro motorhome da nova divisão da empresa
Fenatran gera R$ 15 bi em negócios, o melhor resultado da história
Fenatran 2024 tem invasão de caminhões de baixa e zero emissão

“O biometano vai avançar em alguns nichos. E um com grande potencial é o de coleta de lixo. Empresas com atuação no segmento farão a reciclagem de materiais nos aterros para transformar em biometano. Dessa forma, tornando o combustível mais barato para o operador”, diz Coelho.


Potencial do Constellation 26.280

Todavia, vale ressaltar que a Volkswagen Caminhões tem 90% de participação de mercado no segmento de coleta de resíduos urbanos. Sendo representada pelo modelo Constellation 26.320 a diesel.

Porém, agora, com o Constellation 26.280, exclusivo na versão biometano, a marca quer completar a oferta com uma solução ambientalmente amigável. Mas com atributos similares ao do irmão diesel. Nesse sentido, ambos contam com a mesma cabine e caixa.

No entanto, debaixo do túnel, trata-se de um motor de ciclo Otto da Cummins de 280 cv de potência e 112 mkgf de torque, bem similar à versão diesel. Trata-se de um motor de 7 litros e seis-cilindros em linha, que pode receber GNV ou GNL. Além disso, é combinado a uma transmissão Allison 3000 automática com retarder opcional integrado.

Volkswagen Caminhões vai testar Constellation a biometano em clientes
O caminhão tem a mesma cabine do Constellation 26.320 a diesel - Andrea Ramos/Estradão

“Existe demanda do mercado para avaliar a versão desse veículo com GNL. Mas ainda não temos protótipos e nada planejado. Se necessário for, é algo prático para a nossa engenharia fazer, porque neste caso é necessário a adaptação dos tanques”, completa o engenheiro.


Autonomia adequada para a operação

O veículo conta com tanques de aço carbono que somam 240 metros cúbicos. Ou seja, 960 litros de capacidade de armazenamento. Segundo a Volkswagen Caminhões é a maior do seu segmento. Assim, permite a cobertura de viagens mais distantes sem a necessidade de reabastecimento frequente, já que a autonomia é de até 300 quilômetros.

Além disso, o veículo é equipado com controle de estabilidade e assistente automático de partida em rampa. E o caminhão ainda estreia novo sistema de direção, suspensões modulares e eixos.

Seja como for, a Volkswagen apresentou na Fenatran o modelo 6x2, que vai entrar em testes. Todavia, a marca projeta desenvolver a versão 4x2 para cidades menores.

Volkswagen Caminhões vai testar Constellation a biometano em clientes
O Constellation a gás ou biometano recebe 8 cilindros que garantem até 300 km de autonomia - Andrea Ramos/Estradão

Em uma operação típica em que o veículo percorre de 50 a 70 mil quilômetros ao ano, este valor equivale à redução de 150 toneladas de CO2e emitidas ao ano. Além disso, trata-se de um combustível renovável. Ou seja, sua produção pode ser contínua, graças à fonte constante de matéria orgânica. Como o caso da coleta de lixo.


Teste e vendas do modelo começam em 2025

A Volkswagen Caminhões vai, neste primeiro momento, priorizar os testes em clientes que atuam na coleta na cidade de São Paulo. Isso para atender a demanda do Plano de Ação Climática de São Paulo (PlanClimaSP). Ele prevê, até 2030, que 50% da frota seja movida a combustível alternativo, e 100% da frota até 2040.

Mas na sequência, clientes de outros estados começam a avaliar o Constellation 26.280. E como o motor já é conhecido, bem como o caminhão, cabine e outros itens já maduros no mercado, a intenção da Volks é dar início a venda do modelo ainda em 2025.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião