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Volkswagen Caminhões e Ônibus terá fábrica na Argentina

A partir de 2024, planta argentina da Volkswagen caminhões fará modelos como Delivery, Constellation e o chassis de ônibus Volksbus 15.190 OD

Tião Oliveira

15 de dez, 2022 · 4 minutos de leitura.

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Volkswagen Caminhões e Ônibus, liderada por Cortes, inicia processo de internacionalização
Presidente da VWCO, Cortes lidera internacionalização da marca
Crédito:VWCO

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) vai produzir veículos na Argentina. Segundo a empresa, a linha de produção será na cidade de Córdoba. A previsão é de que a inauguração ocorra no início de 2024. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (14), durante encontro que reuniu o ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, o presidente da VWCO, Roberto Cortes, e outras autoridades e executivos.

De acordo com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, em Córdoba já são feitas transmissões para carros. Além disso, neste mês a unidade começa a produzir a motocicleta Scrambler 803, da Ducati. A marca italiana pertence à Audi que, por sua vez, faz parte do Grupo Volkswagen.

Os veículos pesados vão ser feitos em uma área exclusiva, com 15 mil m². Conforme a VWCO, na Argentina serão produzidos os caminhões Delivery 9.170 e 11.180. Bem como as versões chassis-cabine e cavalo-mecânico do Constellation 17.280. Além disso, da nova linha de montagem vai sair o chassis de ônibus Volksbus 15.190 OD.


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Internacionalização

Chevrolet Aveo
Autoridades da Argentina e executivos da VW celebram acordo; Fotos: VWCO

No Brasil, a VWCO foi a líder de vendas de caminhões em 2021. E mantém a liderança de emplacamentos do setor neste ano. De acordo com a Fenabrave, no acumulado de janeiro a novembro a participação da empresa é de 28,22%. Em seguida vem a Mercedes-Benz, com 27,3%. No caso de ônibus, as posições se invertem. Em 2022 a Mercedes-Benz responde por 51,56% das vendas e a VWCO, por 21,89%.

O inicio de produção da Volkswagen Caminhões e Ônibus na Argentina faz parte do processo de internacionalização da companhia. Para isso, a Traton, dona da empresa, da Scania, da MAN Truck & Bus, e da Navistar, vai ampliar o compartilhamento de soluções entre as marcas do grupo. O sistema modular para ser utilizado por todos os veículos pesados dessas empresas foi batizado de Common Base Engine (CBE). Porém, não inclui elétricos - o foco são caminhões e ônibus com motores a combustão.


O objetivo é permitir o desenvolvimento, a aquisição e produção de componentes de forma integrada. Com isso, a meta é reduzir os custos e aumentar a competitividade no mundo todo. Como resultado, o primeiro fruto da CBE é o motor de 13 litros que equipa o Scania R 460 europeu. O seis-cilindros chega à linha Navistar em 2023. Depois, vai equipar os caminhões da MAN em 2024. Por fim, será oferecido nos modelos da Volkswagen Caminhões e Ônibus a partir de 2028.

Parte da linha da VWCO será feita na Argentina a partir de 2024


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