A Volkswagen Caminhões e Ônibus vai começar a produzir veículos na Argentina no último trimestre de 2023. Inicialmente, vão ser feitos modelos das linha de caminhões Delivery, de entrada, e Constellation, bem como chassis de ônibus Volksbus. A planta, localizada em Córdoba é fruto de investimentos de cerca de US$ 300 milhões. A iniciativa faz parte do plano de expandir a presença da marca em outros mercados.
Vale lembrar, que a VWCO faz parte do Grupo Traton. Ou seja, do dono também da MAN, Scania e Navistar. Apesar de a inauguração da fábrica estar marcada para 2024, as primeiras unidades vão servir para dar ritmo à linha de produção. Bem como para testes de conformidade tanto da planta quanto dos próprios veículos.
Seja como for, o Estradão já havia antecipado informações sobre os caminhões que vão ser feitos na Argentina. Ou seja, trata-se dos Volkswagen Delivery 9.170 e Delivery 11.180. Assim como o Constellation 17.280. Portanto são produtos da marca que lideram as vendas no país vizinho desde 2018. Além disso, a empresa vai produzir o ônibus 15.190 OD.
Publicidade
Leia Mais:
Volvo FH 64 com 750 cv leva 120 toneladas em carreta de 10 eixos
Caminhão Turga, da BMC, quer disputar vendas com gigantes globais
Caminhão da Copa Truck de Adalberto Jardim é feito com peças usadas
Os modelos da gama Delivery têm motores Cummins. Enquanto os demais utilizam o MAN D08 nas versões de quatro e seis cilindros. Portanto, são as mesmas configurações vendidas no Brasil.
Expansão do mercado
Entretanto, todos os veículos que a Volkswagen Caminhões e Ônibus vai fazer na Argetina têm motores Euro 5. Ou seja, estão uma geração atrás dos utilizados no Brasil. De qualquer modo, atendem as regras do país vizinho. Aliás, exceto o Brasil e Chile, em que a tecnologia é Euro 6, todos os demais países da região permitem a venda de motores equivalentes ao Euro 5.
Aliás, a fábrica da VWCO em Resende (RJ), também continua produzindo modelos Euro 3 e Euro 5. Além, obviamente, dos Euro 6 destinados ao mercado brasileiro.
Conforme a Volkswagen, a meta é produzir cerca de 3 mil unidades na Argentina em 2024. Além disso, a empresa não descarta fazer lá o E-Delivery, primeiro veículo elétrico desenvolvido e produzido na América do Sul - em Resende. Isso porque, segundo o secretário de Indústria da Argentina, José Ignacio de Mendiguren, o parque industrial para isso já existe.
Ou seja, as mesmas fabricantes que integram o consórcio para a produção de elétricos da VWCO no Brasil também estão na Argentina. "Além disso, as empresas Volkswagen, Siemens, Bosch, Festo entre outras contam com investimentos concretos no país. E a Argentina é rica em recursos naturais." Assim, de acordo com ele, isso favorece a produção de veículos elétricos.
Meteor na Argentina
A VWCO também anunciou recentemente o início das vendas do pesado Meteor na Argentina. Porém, ainda não confirma a produção local do modelo. Seja como for, há uma grande possibilidade de isso ocorrer no futuro.
Nesse interim, a primeira unidade enviada ao país vizinho é de um Meteor 28.460 6x2. Ou seja, com motor MAN D26 de 12,4 litros. Na Argentina, o caminhão é oferecido em três versões de distância entre os eixos: 3.200 mm, 3.400 mm e 3.600 mm. A marca também vende o Meteor 29.530 6x4. Atualmente, os dois são feitos no Brasil.
O Estradão está no Instagram. Confira!