A Volkswagen Caminhões e Ônibus revelou no México o novo Constellation 26.480 6x4. Ou seja, o maior caminhão rodoviário já produzido pela marca. Com peso bruto total combinado de 74 toneladas, o veículo é o primeiro Constellation desenvolvido exclusivamente para exportação.
A estreia ocorreu durante a Expotransporte, em Guadalajara. E simboliza a entrada definitiva da VWCO no competitivo mercado mexicano de extrapesados.
- VEJA MAIS:
- Viajamos no Mercedes-Benz O500U, o mais forte da América Latina
- Venda de caminhões supera 92 mil unidades em 2025
- Novo biocombustível para caminhões e ônibus chega ao Brasil
Seja como for, o caminhão traz tração 6x4 e motor de 13 litros. Além disso, foi projetado para atender às demandas de transporte pesado de países que já operam com a tecnologia Euro 6.
“A VWCO está investindo em produtos sob medida para cada região. Assim, esse novo Constellation vai ampliar de forma decisiva nossa presença”, diz o diretor da VWCO no México, Rafael Magalhães.
Desempenho e conforto

Dessa forma, o Constellation 26.480 chega completo de série, com foco em eficiência e conforto. O modelo oferece suspensão pneumática e freio retarder, que, combinados ao freio motor, garantem mais segurança em descidas e reduzem o desgaste dos componentes.
Todavia, para operações específicas, a Volkswagen também oferece suspensão metálica sob encomenda. O caminhão conta ainda com três opções de entre-eixos (3.200 mm, 3.400 mm ou 3.600 mm), o que amplia sua versatilidade para diferentes aplicações rodoviárias.
Linha completa para o mercado mexicano
O lançamento do 26.480 faz parte de uma ofensiva comercial da Volkswagen Caminhões no México. Por isso, inclui uma nova gama de caminhões e ônibus adaptados à realidade local. Além do novo modelo traçado, a marca apresentou o Constellation 20.480 4x2 com motor e 13 litros. Ou seja, naquele mercado o caminhão está posicionado no segmento de entrada nos extrapesados.
Além disso, a linha de semipesados ganha destaque com o Constellation 26.320, agora disponível com cabine leito de teto alto, oferecendo mais conforto para o motorista. O pacote Highline, de maior conforto da linha, está presente no modelo. Dessa forma, a Volkswagen quer garantir uma nova experiência a bordo para o público mexicano.
Todavia, vale ressaltar que o portfólio da VWCO para o México inclui os caminhões leves Delivery, que passam a contar com transmissão automatizada. Destaque para o Delivery 6.170 que foi renovado para aquele mercado.
Aposta em eletrificação e soluções financeiras
Na área da eletromobilidade, a Volkswagen apresentou a segunda geração do e-Delivery. Ou seja, agora com seis packs de bateria e autonomia de até 250 km. No transporte de passageiros, a marca também revelou o Volksbus 15.210, sucessor do modelo Huracán, desenvolvido especialmente para o mercado mexicano.