As vendas de caminhões novos cresceram 13,23% em novembro de 2020 na comparação com outubro. No mês passado, foram emplacadas 9.021 unidades, ante as 7.967 de outubro. Os dados foram divulgados na manhã desta quarta-feira (2) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Na comparação com novembro de 2019, quando as vendas de caminhões foram de 9.163 unidades, houve queda de 1,55%. No acumulado dos 11 meses deste ano, o resultado também foi inferior ao do mesmo período do ano passado. De janeiro a novembro de 2020, foram vendidas 79.572 unidades. Isso representa 14,81% a menos ante as 93.405 emplacadas em 2019.
Presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Junior diz que a melhora contínua da expectativa do PIB aumentou a demanda por caminhões. Mas o executivo lembra que a falta de componentes e peças continua afetando a produção. Na prática, isso limita as vendas de caminhões.
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“A maior oferta de crédito, com aprovação de sete de cada dez solicitações, e as taxas de juros abaixo de 1% têm impulsionado as vendas”, afirma Assumpção Junior. Mas ele ressalta que a oferta de alguns modelos continua reduzida. Dependendo do caminhão, o pedido feito hoje só será entregue no segundo semestre de 2021, informa o executivo.
Vendas de implementos registram queda
Segundo Assumpção, o segmento de implementos rodoviários enfrenta desafios muito parecidos com os do setor de caminhões. “A produção continua limitada por falta de peças e componentes." De acordo com ele, a entrega de alguns produtos adquiridos agora está sendo programada para abril de 2021.
Em novembro de 2020, foram emplacadas 6.405 implementos rodoviários novos no Brasil Houve queda de 5,1% na comparação com os 6.749 emplacamentos registrados em outubro. No acumulado dos 11 primeiros meses deste ano, foram registradas 60.024 vendas. Esse número é 2,59% maior que os 58.506 emplacamentos feitos de janeiro a novembro de 2019.
Ranking por marcas
No ranking por marca, a Mercedes-Benz lidera as vendas de caminhões no acumulado de janeiro a novembro de 2020. A marca alemã tem 33,79% de participação. Em seguida vem a Volkswagen/MAN, com 29,12%. A Volvo tem 16,61% do mercado, a Scania, 9,28%, a Iveco, 5,62% e DAF, 4,45%.
Por segmento, os pesados mantêm a liderança de vendas em 2020. No acumulado do ano, detêm 48,93% de participação. Em seguida vem semipesados (26,77%), leves (9,95%), médios (9,24%) e semileves (5,11%).
Por modelo, o topo do ranking é da Volvo, com o FH 540. Foram emplacadas 5.163 unidades. Em seguida está o caminhão médio Volkswagen Delivery 11.180, com 4.113 vendas. O FH 460 ficou com a terceira posição (3.368 unidades).
Vendas de caminhões – os dez mais (novembro/acumulado)
MARCA/MODELO | NOV. | ACUM. |
1º VOLVO FH 540 | 602 | 5.163 |
2º VOLKSWAGEN 11.180 | 377 | 4.113 |
3º VOLVO FH 460 | 438 | 3.368 |
4º VW MAN/24.280 | 316 | 3.175 |
5º SCANIA/R450 | 492 | 2.939 |
6º VW/MAN 9.170 | 327 | 2.931 |
7º DAF/XF 105 | 39 | 2.916 |
8º MERCEDES-BENZ ACTROS 2651 | 373 | 2.814 |
9º MERCEDES-BENZ ATEGO 2426 | 262 | 2.206 |
10º MERCEDES-BENZ ACCELO 815 | 207 | 1.899 |
Os dez caminhões pesados mais vendidos
MARCA/MODELO | NOV. | ACUM. |
1º VOLVO FH 540 | 602 | 5.163 |
2º VOLVO FH 460 | 492 | 2.939 |
3º DAF XF | 39 | 2.916 |
4º MERCEDES-BENZ ACTROS2651 | 373 | 2.814 |
5º MERCEDES-BENZ ACTROS 2651 | 232 | 2.441 |
6ºMERCEDES-BENZ ACTROS 2546 | 164 | 1.683 |
7º SCANIA R 500 | 112 | 1.519 |
8º MERCEDES-BENZ AXOR 2544 | 187 | 1.487 |
9º MAN TGX 28.440 | 37 | 1.200 |
10º MERCEDES-BENZ AXOR 3344 | 110 | 1.199 |
Os dez caminhões semipesados mais vendidos
MARCA/MODELO | NOV. | ACUM. |
1º VOLKSWAGEN 24.280 | 318 | 3.175 |
2º MERCEDES-BENZ ATEGO 2426 | 262 | 2.206 |
3º MERCEDES-BENZ ATEGO 1719 | 207 | 1.899 |
4º VOLVO VM 270 | 180 | 1.721 |
5º VOLKSWAGEN 17.190 | 137 | 1.154 |
6º VOLKSWAGEN 17.230 | 113 | 1.025 |
7º VOLKSWAGEN 26.280 | 165 | 986 |
8º VOLKSWAGEN 24.260 | 184 | 907 |
9º MERCEDES-BENZ ATEGO 3030 | 158 | 860 |
10º VOLVO VM 330 | 69 | 731 |
Os dez caminhões médios mais vendidos
MARCA/MODELO | NOV. | ACUM. |
1º VOLKSWAGEN 11.180 | 377 | 4.113 |
2º MERCEDES-BENZ ATEGO 1419 | 99 | 795 |
3º VOLKSWAGEN 14.190 | 107 | 604 |
4º MERCEDES-BENZ/ACCELO1316 | 146 | 593 |
5º VW/MAN 13.180 | 73 | 465 |
6º IVECO TECTOR 11-190 | 48 | 404 |
7º VOLKSWAGEN 13.190 | 1 | 220 |
8º MERCEDES-BENZ 1418 | 9 | 62 |
9º FORD CARGO 1119 | 3 | 38 |
10º VOLKSWAGEN 15.180 | 0 | 8 |
Os dez caminhões leves mais vendidos
MARCA/MODELO | NOV. | ACUM. |
1º VOLKSWAGEN 9.170 | 327 | 2.931 |
2º MERCEDES-BENZ ACCELO 815 | 204 | 1.931 |
3º MERCEDES-BENZ ACCELO 1016 | 204 | 1.914 |
4º IVECO TECTOR 9-190 | 31 | 384 |
5º HYUNDAI HD 80 | 25 | 195 |
6º IVECO DAILY 70C17 | 7 | 145 |
7º VOLKSWAGEN 9.160 | 11 | 110 |
8º FORD CARGO 816 | 2 | 85 |
9º FORD F-4000 | 1 | 78 |
10º MERCEDES-BENZ ACCELO 915 | 0 | 70 |
Os dez caminhões semileves mais vendidos
MARCA/MODELO | NOV. | ACUM. |
1º MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 | 183 | 1.612 |
2º MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 | 14 | 712 |
3º VOLKSWAGEN 6.160 | 50 | 481 |
4º MERCEDES-BENZ SPRINTER 516 | 68 | 462 |
5º MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 | 0 | 198 |
6º IVECO DAILY 45-170 | 38 | 158 |
7º IVECO DAILY 65-170 | 29 | 141 |
8º IVECO DAILY 55-170 | 21 | 82 |
9º IVECO DAILY 55C17 | 4 | 80 |
10º MERCEDES-BENZ SPRINTER | 16 | 78 |
Setor de ônibus continua em crise
Segundo informações da Fenabrave, no setor de ônibus, que também está sendo afetado pela falta de componentes, há o agravante da baixa demanda. Em novembro, os emplacamentos somaram 1.744 unidades.
Houve queda de 5,32% ante as vendas de outubro, quando foram emplacados 1.842 ônibus novos. Na comparação com s 2.229 unidades vendias em novembro de 2019, a queda é de 21,76%.
No acumulado de janeiro a novembro de 2020, foram emplacados 16.668 ônibus no País. A queda ante os números registrados no mesmo período de 2019 é de 32,68%. Nos 11 primeiros meses do ano passado, foram vendidas 24.759 unidades.