As vendas de caminhões leves continuam aquecidas no Brasil. Nesse sentido, de janeiro a maio foram emplacadas 2.191 unidades, considerando os 10 mais vendidos. Assim, o Volkswagen Delivery 9.180 mantém a liderança, com 936 emplacamentos em 2025. Ou seja, com 42,72% de participação do segmento. Depois vem o Mercedes-Benz Accelo 817, com 513 vendas e 23,41% do bolo.
VEJA MAIS:
- Câmeras no lugar dos espelhos retrovisores: tendência no transporte rodoviário
- Vendas de comerciais leves e ônibus sobem, e caminhões pesados recuam; veja os números
- Venda de caminhões usados cresce 22% em 2025 e de comerciais leves avança 18%
Líder VW 9.180 aposta em versatilidade e robustez
O Volkswagen Delivery 9.180 é reconhecido no setor pela sua versatilidade para aplicações urbanas e rodoviárias de curta distância. O modelo se destaca pelo motor Cummins ISF de 3,8 litros e capacidade técnica para até 9 toneladas de PBT (Peso Bruto Total). Além disso, sua cabine ergonômica e a boa relação custo-benefício o tornam um dos favoritos entre os frotistas e transportadores autônomos.
Accelo 817 mantém posição e Accelo 917 começa a crescer nas vendas
Na sequência, o Mercedes-Benz Accelo 817 garante a vice-liderança graças à sua eficiência no transporte de cargas fracionadas e distribuição urbana. Equipado com motor OM 924 LA, de 4,8 litros, o modelo alia agilidade e robustez.
Ademais, outro destaque recente é o Mercedes-Benz Accelo 917, que começa a figurar entre os dez mais vendidos. De janeiro a maio, o modelo somou 55 unidades e 2,51% de participação, base pequena de vendas. Mas já saiu da 10ª para a 7ª posição em apenas um mês. Assim, derrubou o Volkswagen Delivery 6.170.
Seja como for, esse leve de 9 toneladas oferece potência superior ao 817 e maior capacidade de carga útil de quase 1,2 t. Porém, entrega o mesmo padrão de dirigibilidade e resistência reconhecidos na linha Accelo.

Modelos da Iveco e Foton avançam em participação
Além dos dois líderes, o Iveco Tector 9-190 segue como terceiro colocado, com 164 unidades vendidas e 7,49% de participação. Com motor FPT de 4,5 litros, o modelo é conhecido por seu desempenho em operações urbanas e de curtas distâncias. Já o Iveco Daily 65-170 aparece em quarto lugar, destacando-se por sua cabine ampla e motorização eficiente, com 148 unidades acumuladas no período.
Outro ponto relevante é a presença dos modelos Foton Aumark S 715 e S 916, que, juntos, somaram 108 unidades e ampliaram a competitividade dos produtos chineses no segmento.
Caminhões leves seguem essenciais para distribuição urbana
Em resumo, o mercado de caminhões leves continua em alta no Brasil. Sobretudo, impulsionado pelo setor de logística urbana e pela demanda crescente por veículos de maior eficiência operacional e custo acessível.
Todavia, a disputa entre Volkswagen Caminhões e Mercedes-Benz mantém-se intensa. Nos próximos meses, a expectativa é de que o novo Accelo 917 intensifique ainda mais a concorrência no segmento.
Confira a lista dos 10 caminhões mais vendidos da categoria leves em maio e no acumulado
- Volkswagen Delivery 9.180 – 198 (936)
- Mercedes-Benz Accelo 817 – 88 (513)
- Iveco Tector 9-190 – 27 (164)
- Iveco Daily 65-170 – 33 (148)
- Foton Aumark S 715 – 10 (69)
- Iveco Daily 65-180 – 30 (59)
- Mercedes-Benz Accelo 917 – 30 (55)
- Foton Aumark S 916 - 9 (49)
- Volkswagen Delivery 6.170 - 7 (39)
- JAC iEV 1200T – 5 (38)
Fonte: Fenabrave