Conforme dados da Fenabrave, que representa os concessionários do País, nos primeiros três meses do ano, o setor emplacou 25.897 caminhões 0km. Enquanto que em igual período, no ano passado, as vendas de caminhões resultaram nas 27.437 unidades. Assim, caíram 5,61% no primeiro trimestre. No mês, março foi melhor do que fevereiro em 18,28%. Ou seja, o mês passado, o setor vendeu 9.701 caminhões ante as 8.202 emplacadas em 2023.
VEJA TAMBÉM
Caminhões usados têm Ford e Mercedes-Benz na liderança
Scania já alugou 150 caminhões; veja quais são os preferidos
Mercedes-Benz guarda a sete chaves o Daimler mais raro do Brasil
O presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior, analisa que o setor começou bem em 2024. Afinal, recuperou as perdas ocorridas no início do ano passado com a chegada da Euro 6.
Publicidade
Dessa forma, para a Fenabrave, o ano será de crescimento. A entidade acredita que as vendas de caminhões serão 10% superiores em 2024 quando se compara com 2023. Se as projeções se concretizarem, a indústria deve fechar com 115 mil unidades em vendas de 0 km.
Volkswagen lidera como a marca que mais vende
A Volkswagen Caminhões e Ônibus está na frente no acumulado do ano. E nesses três meses emplacou 6.543 caminhões, com 25,27% de participação. Já a Mercedes-Benz aparece na vice-liderança com 6.055 caminhões faturados e 23,38% do mercado. Logo atrás vem a Volvo, com 4.676 vendas com 18,06% dos emplacamentos.
Em seguida, no 4º lugar, está a Scania, com 4.366 vendas e 16,86%. A DAF surge na 5ª posição, com 2.236 caminhões vendidos e 8,63% do mercado. Depois vem Iveco, com 1.719 emplacamentos e 6,64%. Por sua vez, a Foton ocupa a 7ª colocação, com 104 vendas e 0,40% de participação. A Hyundai, por sua vez, é a 8ª colocada com 73 caminhões faturados e 0,28%.
Os caminhões mais vendidos
Todavia, enquanto o mercado volta à normalidade recuperando as boas vendas de caminhões, os fabricantes disputam a melhor posição. Nesse sentido, nos últimos meses foi notória a trajetória da Scania. A marca tem despontado nas vendas.
Até meados do ano passado, estava entre quinta e sexta posição no mercado total. Mas nos últimos três meses vem ganhando espaço. Assim, conseguiu tirar a posição da DAF ocupada por cerca de dois anos. E o responsável por tudo isso é o R 450 Plus.
A linha Plus, formada pelos modelos R 450 e R 540, chegou em maio do ano passado como uma estratégia da Scania de não perder tanto mercado com a chegada da Euro 6. Isso porque a marca lançou a família Scania Super, com trem de força completamente novo, portanto mais cara. E o Plus chega a ser entre 7% e 10% mais barato.
A Volvo, pelo 11º ano, sendo cinco deles consecutivos, mantém-se firme na liderança com o Volvo FH 540. Veja o ranking dos 10 caminhões mais vendidos no mês de março e no acumulado.
1. Volvo FH 540 – 661 (1.872)
2. Scania R450 – 530 (1.329)
3. VW Delivery 11.180 – 419 (1.235)
4. DAF XF 530 – 323 (1.107)
5. Scania R540 – 484 (947)
6. Volvo FH 460 – 289 (862)
7. DAF XF 480 - 264 (804)
8. Volvo VM 290 – 270 (768)
9. Mercedes-Benz Accelo 1017 – 279 (733)
10. Mercedes-Benz Actros 2548 – 246 (689)
Fonte: Fenabrave