A International Motors, marca norte-americana do grupo Traton, vendeu 13.400 caminhões e ônibus no terceiro trimestre de 2025, uma queda de 57% em relação ao mesmo período do ano passado, quando as vendas alcançaram 31.500 unidades. Além da International, o conglomerado reúne as marcas VWCO, Scania e MAN Truck and Bus.
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Além disso, comparada ao segundo trimestre, a International registrou recuo de 23,9%, pois havia vendido 17.600 veículos. Assim, no acumulado dos nove primeiros meses de 2025, as vendas da divisão nos Estados Unidos caíram 28%, totalizando 48.000 unidades. Em comunicado, a Traton informou que parte da retração se deve a uma base de comparação elevada em 2024, quando o mercado se recuperou de atrasos provocados por um incêndio em uma fábrica de fornecedor de espelhos.
No entanto, a International enfrenta nos EUA um cenário desafiador. Por lá, clientes demonstram cautela diante de incertezas comerciais e das tarifas impostas pelo governo Trump.
Mercado norte-americano continua pressionado
O setor de caminhões nos Estados Unidos permanece fraco, afetado por uma recessão prolongada no setor de frete e pelas tarifas de 25% sobre caminhões e peças importadas. Por isso, a Traton reduziu suas previsões para as vendas de caminhões médios e pesados na América do Norte, estimando queda de 7,5% a 17,5% em 2025, frente à previsão anterior de estabilidade ou recuo de até 10%.
Além disso, os pedidos de caminhões pesados caíram pelo oitavo mês consecutivo em agosto, evidenciando a cautela dos clientes. Com isso, o ambiente de vendas nos EUA se mantém incerto e desfavorável, pressionando as marcas do grupo Traton que atuam na região.
Traton registra queda global influenciada pela International
Globalmente, o grupo Traton registrou vendas de 71.400 veículos no terceiro trimestre, queda de 16% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando comercializou 85.300 unidades. No acumulado dos nove primeiros meses, foram 224.500 veículos, redução de 9% sobre 2024. Conforme a empresa, o resultado reflete um ambiente de mercado fraco e incerto, reforçando o impacto direto da International nos EUA sobre os resultados globais.
Enquanto isso, a Scania apresentou queda de 1%, com 21.500 veículos vendidos. A marca sueca se beneficiou de forte demanda nos trimestres anteriores, mas registrou recuo no Brasil devido a estoques altos, juros elevados e inflação. Em contraste, a MAN Truck & Bus aumentou suas vendas em 24%, para 24.600 veículos, enquanto a Volkswagen Caminhões e Ônibus recuou 4%, vendendo 11.900 veículos, com queda no Brasil, mas crescimento em Argentina, Chile, Colômbia e Peru.