O mercado de caminhões usados nos Estados Unidos está em ritmo de crescimento. Conforme dados preliminares da consultoria ACT Research, as vendas no varejo de caminhões pesados de segunda mão no país subiram 17% em março comparado ao mês anterior.
- VEJA MAIS:
- Áreas de escape da Arteris já salvaram mais de 1.300 vidas nas rodovias
- BYD Dolphin Mini Cargo tem custo por km de apenas R$ 0,09
- Há poucos caminhões a gás à venda, mas combustível é abundante
De acordo com o website CCJ Digital, o crescimento da procura de veículos usados também se refletiu nas vendas em leilões e no mercado atacadista. As negociações nesses eventos subiram 44% de fevereiro para março, enquanto as transações entre distribuidores avançaram 23%. No total, o volume preliminar do mês passado registrou alta de 28% frente ao mês anterior.
O movimento acontece em um momento de incertezas econômicas e políticas nos EUA. De acordo com Steve Tam, vice-presidente da ACT Research, os caminhoneiros estão aproveitando a maior disponibilidade de caminhões usados no país. “Eles estão aproveitando os equipamentos disponíveis a preços atrativos”, disse Tam à publicação americana.
Já Chris Visser, diretor do setor de veículos comerciais da consultoria J.D. Power, destacou que, enquanto as vendas e encomendas de caminhões novos permanecem em ritmo lento, o mercado de usados ganha força. “Essa dinâmica provavelmente se deve à contínua aceleração no mercado de frete”, disse.
Em março, os preços médios dos caminhões com cabine leito com 3 a 5 anos de uso subiram 2,4% em relação a fevereiro e quase 26% em comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados da J.D. Power. Já o segmento de modelos com cabine simples registrou estabilidade nos preços de fevereiro para março, mas uma queda de 11,7% frente ao ano anterior.