A venda de caminhões novos cresceu 10,2% no primeiro semestre de 2024 na comparação com o mesmo período do ano passado. Ou seja, de janeiro a junho, os emplacamentos somaram 55.457 unidades, ante 50.325 dos seis primeiros meses de 2023. Os dados foram divulgados na tarde desta quarta-feira (3) pela Fenabrave, que reúne as associações de concessionários de veículos do País.
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De acordo com o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior, é preciso lembrar de que a base de comparação é baixa - lembrando que a venda de caminhões novos em 2023 demorou a deslanchar. O motivo foi o início da vigência do Proconve P8, lei de controle de emissões de poluentes equivalente à Euro 6, que fez com que os preços subissem até 30%.
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Seja como for, a expectativa para o segundo semestre é muito positiva. Segundo Andreta Júnior, a venda de caminhões novos depende de fatores como o crescimento do PIB e a oferta de linhas de crédito, por exemplo. "Esperamos um aquecimento ainda maior (que o do primeiro semestre)", diz o executivo. Nesse sentido, a Fenabrave reviu para cima a projeção de alta de vendas em 2024, de 10% para 12%.
Venda de caminhões avança em junho
Assim, se a nova meta for atingida, a venda de caminhões novos até dezembro será de cerca de 116,6 mil unidades. Portanto, estamos falando de 2 mil unidades a mais do que a previsão feita em janeiro. Para isso, deve colaborar a maior oferta de crédito. "O aumento médio estimado em mais de 11% (dados de maio do BACEN) na oferta de crédito pelos bancos e impulsiona o consumo, atrelado à maior confiança do consumidor e empresário na economia do País”, afirma o executivo.
De acordo com os dados da Fenabrave, em junho a venda de caminhões novos cresceu 3,25%. Ou seja, foram 9.663 emplacamentos em no mês passado, ante 9.359 em maio. Da mesma forma, houve forte alta nas vendas de ônibus novos na comparação mês a mês. Foram emplacadas 2.152 unidades em junho e 1.683 em maio. Portanto, o avanço foi de 27,9%.
Conforme a Fenabrave, a explicação pode estar ligada a pedidos feitos por meio do Programa Caminho da Escola. Seja como for, na comparação do acumulado do primeiro semestre de 2024 com o mesmo período de ano passado, a retração foi de 15,4%. No entanto, o presidente da Fenabrave acredita na recuperação do longo do segundo semestre.
VWCO mantém liderança no País
No acumulado de 2024, a VWCO confirmou a posição de liderança na venda de caminhões novos no Brasil. Com 25,25% de participação, a marca ampliou a distância da Mercedes-Benz, que responde por 23,17% dos emplacamentos no período. Em terceiro lugar está a Volvo, com 18,39% do bolo, seguida pela Scania, com 17,07%. Em quinto está a DAF (8,29%), em sexto ficou a Iveco (6,74%) e em sétimo, a Foton, com 0,37%.
Os 10 modelos que lideram a venda de caminhões novos em 2024
Junho
- Volvo FH 540 – 518
- VW Delivery 11.180 – 471
- Volvo VM 290 – 402
- DAF XF 530 – 381
- Mercedes-Benz Accelo 1017 - 376
- Scania R 450 – 355
- Volvo FH 460 – 315
- Scania R 460 - 315
- DAF XF 480 – 278
- Scania R 560 - 257
Acumulado do ano
- Volvo FH 540 – 3.652
- VW Delivery 11.180 – 2.645
- Scania R 450 – 2.520
- DAF XF 530 – 2.265
- Volvo FH 460 – 1.894
- Mercedes-Benz Accelo 1017 - 1.844
- Volvo VM 290 – 1.820
- Scania R540 – 1.778
- DAF XF 480 – 1.563
- Scania R 460 - 1.430
Fonte: Fenabrave