A venda de caminhões vai crescer em 2025. Segundo a Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionárias, a alta será de 4,5%. Portanto, se as previsões se concretizarem, os emplacamentos serão de 127.593 unidades. Ou seja, pouco mais de 5 mil acima dos 122.099 registros feitos em 2024.
Conforme a Fenabrave, a previsão de aumento na venda de caminhões está ligada ao bom momento de alguns setores econômicos. Nesse sentido, o destaque é o agronegócio, sobretudo por causa do possível aumento na safra de soja. Dessa forma, as transportadoras terão de ampliar as frotas para escoar a produção.
VEJA TAMBÉM
Caminhões que começam 2025 em destaque no Brasil e no mundo
Pagamento de Vale-Pedágio Obrigatório agora é exclusivo por tag elétrônica
CEO da Braspress dis que Brasil pode ter 'apagão logístico'
Publicidade
Conforme a a economista e consultora Tereza Fernandez, responsável pelas projeções da Fenabrave, o setor agrícola terá desempenho melhor do que em 2024.“Neste o desempenho deve ser muito bom, inclusive em termos de rentabilidade. Por isso, consideramos o crescimento de 4,5% bem razoável, mesmo com algumas incertezas econômicas.”
Venda de caminhões pode ser impactada pelos juros
Em 2024, as vendas de caminhões também foram impulsionadas pelo aumento do consumo. Porém, para o ano que está começando, Fernandez diz que o consumo não terá o mesmo vigor, sobretudo por causa da alta da inflação nos primeiros meses do período.
No mesmo sentido, o diretor-executivo da Fenabrave, Marcelo Franciulli, diz que é preciso fazer algumas considerações. Uma delas é com relação à taxas de juros (Selic), que passou de 11,25% para 12,25%, com grande chance de atingir 14,25%. E, se isso ocorrer, pode frear a alta das vendas por causa dos impactos na oferta de linhas de crédito.
Venda de ônibus deve superar 29 mil unidades
Seja como for, há projeções positivas também para o mercado de ônibus. Conforme a Fenabrave, a alta deverá ser de 6%. Dessa forma, se as projeções se concretizarem serão emplacadas 29.336 unidades ao longo de 2025.
Conforme a Fenabrave, o Programa Caminho da Escola, que prevê a entrega de 8 mil ônibus novos em 2025, será fundamental para animar as vendas. Da mesma forma, haverá renovação da frota de ônibus que operam em grandes cidades. Além disso, está em andamento um processo de substituição de modelos com motor a diesel por outros elétricos em capitais como São Paulo, por exemplo.
Embora o número deva ficar abaixo do anunciado há alguns anos, também vai ajudar a impulsionar as vendas. Mas mesmo com os desafios no horizonte, a Fenabrave não descarta uma revisão das previsões para cima. Dessa forma, seguindo a tendência observada ao longo do ano passado.
Implementos rodoviários
A venda de implementos rodoviários também vai crescer em 2025. Conforme Franciulli, há uma forte tendência de renovação da frota desses equipamentos, o que não ocorre com a mesma frequência dos caminhões. Portanto, a Fenabrave prevê que o setor vai entregar 93.094 unidades em 2025. Ou seja, com alta de 5% em relação às 88.661 vendas feitas em 2024.