A venda de caminhões novos no Brasil deve avançar 18% em 2024. Assim, se a projeção se concretizare, o total de caminhões emplacados será de 123.423 unidades. Os dados foram divulgados pela Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionárias, na manhã desta quinta-feira (3).
No acumulado dos nove primeiros meses de 2024, a venda de caminhões novos cresceu 17,5%. Ou seja, de janeiro a setembro a indústria vendeu 89.046 caminhões novos. Para comparação, no mesmo período de 2023, o número de emplacamentos foi de 75.792 unidades.
VEJA TAMBÉM
Volkswagen Caminhões projeta vender 15% mais na Fenatran 2024
Os caminhões que não deram certo no Brasil
Nova CEO assume Daimler Truck com foco em elétricos e hidrogênio
Publicidade
Entretanto, na comparação de setembro com agosto, houve retração de 0,76% nas vendas. Em outras palavras, foram emplacadas 11.218 e 11.304 unidades, respectivamente. Vale lembrar que agosto teve um dia útil a mais que setembro.
Seja como for, houve alta nas vendas também na comparação de setembro de 2024 com o mesmo mês de 2023. No nono mês do ano passado, foram emplacados 8.424 caminhões novos no Brasil. Dessa forma, o avanço foi de 33,17%.
Fenabrave destaca segmentos aquecidos
Em janeiro, a Fenabrave projetou que as vendas de caminhões cresceria 100% e 2024. Porém, em julho a federação revisou a previsão para 12%. Agora, com o cenário econômico "mais aquecido", a Fenabrave prevê que o resultado seja ainda melhor, graças ao avanço de segmentos como agronegócio, construção civil e mineração.
Conforme o diretor executivo da Fenabrave, Marcelo Franciulu, a venda de caminhões está ligada ao PIB que está positivo. De acordo com dados do Banco Central, a soma de riquezas produzidas pelo Brasil em 2024 deverá ser de 3,2% - a projeção anterior apontava para alta de 2,3%o.
Além disso, segundo a Fenabrave, muitos transportadores estão renovando suas frotas com caminhões com motores Proconve P8, equivalentes ao Euro 6. Isso porque, embora esses modelos sejam mais caros, também são mais eficientes. “A economia de combustível é bastante significativa”, diz Franciulu.
VWCO tem 26,2% das vendas
De acordo com os dados da Fenabrave, a Volkswagen Caminhões e Ônibus lidera a venda de caminhões novos no Brasil. Nos nove primeiros meses de 2024, a empresa soma 23.332 unidades emplacadas, o que representa 26,20% de participação.
Em seguida, vem a Mercedes-Benz, com 20.700 emplacamentos e 23,25% das vendas totais. Logo depois está a Volvo, com 16.584 caminhões vendidos e 18,62% do mercado brasileiro. Na quarta posição está a Scania, com 14.043 emplacamentos e 15,77% do total.
Assim, a DAF garantiu o quinto lugar, com 7.161 caminhões e 8,04% do mercado. Depois, em sexto, vem a Iveco, com 6.285 emplacamentos e 7,06% de participação. Em sétimo lugar, a Foton soma 372 unidades e 0,42% das vendas.
A Hyundai ficou na oitava posição, com 149 vendas e 0,17%, seguida pela JAC Motors (103 vendas e 0,12%), no nono lugar. Por fim, a Agrale ficou na 10ª posição, com 66 emplacados e 0,07% do mercado.
Volvo e VWCO lideram as vendas de caminhões em 2024
Em setembro, o Volvo FH 540 cv foi o caminhão novo mais vendido do Brasil. Conforme os números da Fenabrave, o modelo também ocupa o topo do ranking no acumulado de 2024. Em outras palavras, o cavalo-mecânico somou 5.685 unidades no período. Na sequência está o médio Volkswagen Delivery 11.180, com 4.298 emplacamentos de janeiro a setembro.
Os caminhões mais vendidos em setembro de 2024
1. Volvo FH 540 – 770
2. VW Delivery 11.180 – 647
3. Volvo FH 460 – 492
4. DAF XF 530 – 480
5. Mercedes-Benz Accelo 1017 - 414
6. Scania 460 R - 404
7. Volvo VM 290 - 335
8. DAF XF 480 – 328
9. VW Constellation 17.210 – 322
10 VW Constellation 26.260 – 291
Os caminhões mais vendido em 2024*
1. Volvo FH 540 – 5.689
2. VW Delivery 11.180 – 4.298
3. DAF XF 530 – 3.459
4. Volvo FH 460 – 3.418
5. Scania R 450 – 3.336
6. Mercedes-Benz Accelo 1017 – 3.105
7. Volvo VM 290 - 2.941
8. Scania 460 R – 2.528
9. DAF XF 480 – 2.404
10. Scania R 450 – 2.237
*Acumulado de janeiro a setembro
Fonte: Fenabrave