Em 2024, a venda de caminhões novos no Brasil cresceu 17,41%. Dessa forma, de janeiro a dezembro do ano passado os emplacamentos somaram 122.099 unidades, ante 103.994 registradas em 2023. Ou seja, em números absolutos o aumento das vendas foi de 18.105 unidades.
Do mesmo modo, houve aumento da venda de caminhões novos em dezembro. Assim, na comparação com novembro, a alta foi de 11,56%. Em outras palavras, no mês passado, os emplacamentos somaram 11.159 unidades, ante 10.003 registradas em novembro.
Quando se compara dezembro com igual mês em 2023, o resultado também é positivo em 10,92%. Ou seja, no último mês de 2023, as marcas venderam 10.060 caminhões.
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Tecnologia Euro 6 é aceita
Conforme o presidente da Fenabrave, Arcelio Junior, que desde 1º de janeiro está no comando da entidade, o setor de caminhões apresentou um bom desempenho em 2024. Sendo o melhor desde 2021, quando foram vendidos 127.281 modelos.
“A safra agrícola impulsionou as vendas de caminhões. Porém, este ano, o cliente comprovou que está aceitando a tecnologia Euro 6. Perceberam os bons resultados operacionais dos caminhões com a nova tecnologia, que tem como predicado o consumo bem inferior em relação aos modelos Euro 5. Por isso, estão trocando os modelos mais antigos pelos novos”, diz Junior.
Nesse sentido, vale lembrar que os caminhões Euro 6 chegam a ser em média 8% mais econômicos frente à geração Euro 5. Porém, custam em torno de 25% mais caros, dependendo da capacidade.
Volkswagen Caminhões lidera venda de caminhões no País
Dessa forma, a Volkswagen Caminhões e Ônibus é a campeã de vendas totais. A marca faturou 31.287 caminhões e garantiu 25,62% do mercado. Em seguida vem a Mercedes-Benz na vice-liderança com 28.847 caminhões faturados e 23,63%. Logo atrás, está a Volvo, com 23.180 unidades emplacadas e 18,98% dos emplacamentos.
Enquanto que em quarto lugar está a Scania, com 19.134 vendas e 15,67%de participação. Por sua vez, a DAF na quinta posição, vendeu 9.624 caminhões, ficando com 7,88% do mercado. Depois vem a Iveco, com 8.798 emplacamentos e 7,21%.
Por sua vez, a Foton aparece na sétima colocação com 673 caminhões faturados e 0,55% de participação. A JAC, na oitava posição, teve 156 caminhões vendidos e 0,13% de participação. Assim como a Hyundai, que emplacou no ano passado 154 veículos. Portanto, garantindo 0,13% do mercado e ficando na nona posição. Já a Agrale fecha na 10ª colocação com 91 unidades vendidas e 0,07% de participação.
Há 12 anos Volvo FH 540 é líder de venda de caminhões no País
Com 7.765 unidades vendidas de janeiro a dezembro de 2024, a Volvo FH 540 encerrou o ano líder nas vendas totais de caminhões no Brasil. Em outras palavras, são 12 anos que a marca está na liderança de venda com o pesado, sendo seis anos consecutivos.
Depois do pesado da Volvo, a vice-liderança é do Volkswagen Delivery 11-180. O médio teve 5.960 unidades emplacadas e lidera no setor de caminhões médios há cerca de seis anos.
Todavia, na terceira posição, a Volvo também é representada com o FH 460. Foram 4.966 unidades faturadas. E esse crescimento nas vendas do modelo tem relação com o aquecimento do quarto eixo. O que levou ao aumento da procura por caminhões 6x2 no Brasil no último ano. E, conforme previsão da indústria, para 2025, a comercialização desse tipo de composição deve continuar pujante.
Confira os caminhões mais emplacados em dezembro
1. Volvo FH 540 – 713
2. Volvo FH 460 – 654
3. Mercedes Benz Accelo 1017 - 509
4. VW Delivery 11.180 - 504
5. DAF XF 530 - 485
6. Scania 460 R - 481
7. Scania R 450 - 390
8. Volvo VM 290 – 333
9. DAF XF 480 – 265
10. VW Constellation 26.260 – 248
Os caminhões mais emplacados em 2024*
1. Volvo FH 540 – 7.765
2. VW Delivery 11.180 – 5.960
3. Volvo FH 460 – 4.956
4. DAF XF 530 – 4.608
5. Mercedes-Benz Accelo 1017 – 4.576
6. Scania R 450 – 4.417
7. Volvo VM 290 – 4.026
8. Scania 460 R – 4.010
9. DAF XF 480 – 3.155
10. Mercedes-Benz Atego 1719 – 2.921
*Acumulado de janeiro a dezembro
Fonte: Fenabrave