A venda de caminhões elétricos recuou 25,4% no primeiro trimestre de 2025. Em outras palavras, no acumulado de janeiro a março foram emplacadas 85 unidades. No mesmo período de 2024, as vendas somaram 114 unidades, conforme dados da Fenabrave, que reúne as associações de concessionárias.
Do mesmo modo, as vendas em março caíram em relação às de fevereiro. De acordo com a Fenabrave, foram emplacados 26 caminhões elétricos no mês passado, ante 42 em fevereiro. Como resultado, a retração foi de 38,10%.
- VEJA MAIS:
- Fiat Fiorino, Peugeot Partner e Renault Kangoo; veja as opções de utilitários
- Volkswagen e Mercedes-Benz disputam venda de caminhões leves
- Caminhões semipesados: Mercedes-Benz Accelo 1117 estreia no ranking
A queda ainda ocorre quando se compara março deste ano com o mesmo mês no ano passado, que faturou 37 caminhões elétricos. Assim, a redução é de 29,7%.
JAC Motors lidera as vendas em 2025
A JAC Motors é a marca que mais emplacou caminhões no período. Ou seja, foram 42 unidades. O que prova que o mercado realmente está mais cauteloso. E levando o preço em consideração na hora da escolha.
À exemplo disso, nos três primeiros meses do ano passado, a família Delivery da Volkswagen Caminhões, era a linha mais vendida. Emplacou 86 unidades. Porém, são veículos mais caros frente às opções da JAC.
Mesmo a Volvo que oferece caminhões elétricos por meio de locação, não aparece no ranking dos emplacamentos.
Outra situação é que a pouca infraestrutura impede a venda de caminhões elétrico maiores. Os caminhões da JAC, por sua vez, atendem à logística urbana, onde há infraestrutura de recarga nos pátios das empresas.
Confira a lista dos fabricantes mais emplacados em março e no 1º trimestre
- JAC Motors – 13 (42)
- Volkswagen Caminhões – 7 (21)
- Tesla - 1 (11)
- Foton – 3 (8)
- Najing – 2 (1)
- Higer - 1 (1)
Fonte: Fenabrave